Alunos unem negócio e criatividade em Feira do Empreendedorismo
Evento também trouxe Fábio Malheiros para falar sobre comércio exterior em pequenos negócios
Crédito: Comunicação/FPA - Divididos em grupos, alunos apresentaram seus projetos de negócios
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro, 2023

Modelos de negócios e grandes ideias foram expostos pelos alunos do curso de Administração da Unifipa durante a VI Feira do Empreendedorismo, na noite de quinta-feira, 9, no campus São Francisco. O evento foi aberto ao público e especificamente para acadêmicos e alunos de cursos técnicos.

Alunos em grupos apresentaram seus projetos de negócios baseados no Business Model Canvas, criando empresas fictícias com foco no potencial econômico da região nos gêneros alimentícios, de entretenimento, ecoturismo e financeiro. Como o caso dos alunos Gabriel Latorre e Natã Santana, que oferecem ao cliente modelo de educação financeira para projetos pessoais.

“Projetamos uma empresa para atender às necessidades específicas do cliente para que ele tenha sucesso financeiro, com programas de recompensas e relacionamento positivo. Aplicamos o aprendizado em sala de aula e acreditamos que seria totalmente possível a viabilização do negócio”, disseram. Também integraram o projeto Gabrielly Prescilio dos Santos e Kevin William de Souza.

O palestrante convidado foi o carioca Fábio Malheiros, consultor financeiro da CMX Impulsionadora de Negócios, que falou sobre “Comércio Exterior para pequenas e médias empresas”, traçando caminhos para quem deseja se especializar no ramo de importação e exportação. Fábio aponta que o mercado está escasso desses profissionais na região.

“O objetivo é despertar nos alunos o interesse pelo tema, uma vez que a região tem potencial gigantesco para negócios internacionais. O que falta é a conscientização dos pequenos produtores sobre a possibilidade desse mercado”, explicou o consultor.

Ao final, o coordenador do curso de Administração, Antônio Ágide Mota Júnior, reforçou o objetivo do evento, enriquecido com a vinda de Malheiros, e anunciou novas parcerias para 2024. “Vamos acrescentar outras atividades em nossa matriz curricular, como a parceria com o curso de Engenharia Agronômica, campo ainda muito a se explorar, com possibilidades infinitas no agronegócio e no ecoturismo de nossa região”.

A edição da Feira do Empreendedorismo teve a organização dos docentes André Luiz Franco e Marcos Venício Braz de Assis.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
Especialista celebra criação de grupo de trabalho contra o bullying
Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
Veja dicas importantes para viajar com segurança nas férias de julho
Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
AME Catanduva faz auditoria em prestadora de serviço