Alunos são premiados em concurso de redação sobre doação de órgãos
Evento foi promovido pelos hospitais da Fundação Padre Albino, em parceria com a Unifipa e Secretaria de Educação
Foto: Divulgação - Premiação realizada na Secretaria de Educação teve a presença de gestores e educadores
Por Da Reportagem Local | 30 de setembro, 2024

Na quinta-feira, 26 de setembro, foram divulgados os vencedores do concurso cultural de frases e desenhos “A doação transforma vidas”, iniciativa em referência ao Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos.

Organizado pelos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e a Unifipa, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, o concurso teve como objetivo sensibilizar os jovens sobre a importância da doação de órgãos, incentivando a criatividade e a reflexão entre os alunos do 6º ao 9º ano das escolas da rede municipal.

O evento de premiação, realizado no auditório da Secretaria de Educação, teve a presença de gestores e educadores, incluindo a diretora do Departamento Pedagógico, Elis Regina da Silva, a secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, o médico Jorge Luís Valiatti, coordenador da CIHDOTT, e a advogada Maria Gabriela Souto Caetano, autora da Lei Central Eletrônica Nacional de doação de órgãos e tecidos.

Na categoria Melhor Slogan, a vencedora foi a aluna Thauany Lopes da Silva Cunha, do 9º ano da EMEF Nelson de Macedo Musa, do Jardim Alpino, com a frase: “Se quiser falar de amor, fale sobre doação de órgãos”. O prêmio de Melhor Desenho Original ficou com Lorena Ferreira, aluna do 9º ano da EMEF Graciema Ramos da Silva, do Solo Sagrado.

Já na categoria Criatividade as vencedoras foram Vitória Gabrielly dos Santos, do 8º ano da EMEF Nelson de Macedo Musa, e Ana Rebeca Oliveira Rosário, do 9º ano da EMEF Waldemar Martins Aydar, que fica no Giuseppe Spina.

As vencedoras receberam vouchers para dia de lazer no Garden Catanduva Shopping, incluindo lanche no McDonald’s e diversão no World Games.

A secretária Cláudia Cosmo destacou a relevância do concurso para a formação dos alunos: “A iniciativa trouxe conhecimento, solidariedade, empatia e reflexão. Essa parceria nos permitiu abordar nas salas de aula tema tão complexo quanto a doação de órgãos, mas de maneira sensível e afetuosa. Mais do que falar sobre morte, o projeto falou sobre vida — sobre a possibilidade de multiplicá-la e de levá-la adiante.”

O concurso integrou a série de ações promovida pela Fundação Padre Albino para conscientizar a população sobre a doação de órgãos. No dia 20 de agosto foi realizada live para gestores e docentes da rede municipal; no dia 10 de setembro, o evento “A doação transforma vidas” reuniu mais de 1.200 participantes no Clube de Tênis, onde as palestrantes Maria Gabriela Caetano e Priscila Pignolati compartilharam suas experiências com transplantes, reforçando a importância da doação de órgãos para salvar vidas.

“Essas ações, voltadas à conscientização, vêm reforçar o papel social das escolas em formar cidadãos conscientes e solidários, promovendo a empatia e a cidadania desde a infância”, ressaltou Cláudia Cosmo.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 30 de setembro de 2024
Catanduva se aproxima de 1,5 mil vagas de emprego abertas no ano
Por Guilherme Gandini | 30 de setembro de 2024
Empresária catanduvense organiza recepção a príncipe saudita no Brasil
Por Guilherme Gandini | 30 de setembro de 2024
Doze mil declarações são retidas na malha fina na região