Os alunos do 9º ano do Colégio Ressurreição de Catanduva participaram recentemente de uma atividade interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Andréa Justino, e História, com o professor Rogério Terron: um júri simulado, tendo como réu o ex-presidente Getúlio Vargas, interpretado por um dos alunos.
A iniciativa, que começou em sala de aula, teve como objetivo desenvolver o senso crítico e aprofundar o conhecimento histórico e argumentativo dos alunos.
Divididos em dois grupos – promotoria e defesa – os estudantes se dedicaram a intensa pesquisa sobre a vida e os atos políticos de Vargas. Cada grupo, composto por cinco alunos, levantou dados históricos e estruturou seus argumentos para defender ou acusar o ex-presidente.
Para dar mais realismo à atividade, o professor de História assumiu o papel de juiz, enquanto duas alunas atuaram como escrivãs, registrando todo o processo. Além disso, cada lado apresentou diversas testemunhas, escolhidas a partir dos estudos históricos, trazendo riqueza e diversidade de perspectivas ao julgamento.
O evento culminou em um momento especial, no qual sete alunos de turmas diferentes atuaram como jurados, avaliando os argumentos e as provas trazidas pelos dois lados. Após as considerações finais da promotoria e da defesa, coube aos jurados decidirem se Getúlio Vargas seria declarado culpado ou inocente.
A atividade proporcionou oportunidade única de aprendizado, permitindo que os alunos desenvolvessem habilidades argumentativas, de pesquisa e oratória, ao mesmo tempo que se aprofundavam em um dos períodos mais importantes da história do Brasil. O debate e a troca de ideias enriqueceram ainda mais a experiência, promovendo o pensamento crítico e uma visão mais apurada do legado de Getúlio Vargas.
O júri simulado foi encerrado com a leitura do veredicto pelo juiz, marcando, assim, um aprendizado dinâmico e envolvente para todos os presentes.
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