Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Nestor Sampaio Bittencourt, de Catanduva, estão participando de uma gincana que trata das causas animal e ambiental. A atividade faz parte do programa de Ensino Integral, que possibilita os alunos escolherem as disciplinas eletivas de seus interesses.
Uma das ofertadas pela escola recebeu o nome de “Conversa de Bicho” e discute profissões que atuam com animais. Para palestrar aos alunos sobre essa área, a escola convidou a médica veterinária e protetora dos animais Ivânia Soldati, idealizadora do Projeto Tampinhas que Salvam.
“Ao palestrar aos alunos sobre o cotidiano dos veterinários, Ivânia também falou do Tampinhas que Salvam, projeto que conta com voluntários que recolhem tampas plásticas e fazem a destinação correta do material, evitando a poluição ambiental. Além disso, o dinheiro arrecadado com a venda do material (que é reciclável) é 100% usado na causa animal, visando combater maus tratos, abandono e ajudando em resgates”, conta a professora Anne Julie.
Segundo ela, os alunos da 1ª a 3ª série foram separados em três turmas: A, B e C. Vence a gincana a turma que arrecadar o maior número (maior pesagem) de tampinhas plásticas. Além das tradicionais tampas de refrigerante e água, também podem ser recicladas tampas de leite, creme dental, remédios, frascos de produtos de limpeza, tampas de achocolatado, manteiga, shampoo, entre outros.
“Todas as tampinhas arrecadadas na gincana serão doadas ao Projeto Tampinhas que Salvam, visando ajudar a causa animal. Além dos alunos, também incentivamos moradores, pais de alunos e servidores do Nestor a doarem tampas para o projeto”, frisou Anne, lembrando que a arrecadação de tampinhas segue até o final do ano.
Autor