Nesta segunda-feira, 3, iniciaram as aulas da nova turma do Internato (5º ano) do curso de Medicina da Unifipa/Fameca. A cerimônia de boas-vindas foi realizada na Sala Movimento e Saúde, no campus sede, e contou com a presença de autoridades acadêmicas e representantes do corpo docente.
O reitor da Unifipa, Nelson Jimenes, destacou a importância do momento para os futuros médicos e parabenizou os alunos pelo avanço na formação. O coordenador do curso de Medicina, Jorge Luís Valiatti, também fez breve saudação, reforçando a relevância do Internato para a carreira profissional dos estudantes. A vice-reitora Cristiane Procópio de Oliveira deu as boas-vindas, desejando um ano de aprendizado e crescimento.
Leila Renata Ramires Masteguin, do Departamento Jurídico da Unifipa, abordou questões pertinentes à profissão médica, como as responsabilidades legais e éticas da prática. Para finalizar, o coordenador do Internato, Murillo Antonio Couto, explicou a dinâmica das atividades que serão realizadas durante esta fase.
Estiveram presentes também a pró-reitora de Ensino de Graduação, Extensão, Assuntos Comunitários e EAD, Andreia de Haro Moreno, e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Paula Girol. Ao todo, 112 alunos iniciaram as atividades nesta segunda-feira.
O curso de Medicina da Unifipa é estruturado em três ciclos: Básico (1ª e 2ª séries), Profissionalizante (3ª e 4ª séries) e Internato (5ª e 6ª séries). Durante o Internato os alunos realizam atividades práticas nos hospitais Emilio Carlos e Padre Albino.
RETOMADA
A Unifipa iniciou o ano letivo de 2025 nos campi Sede e São Francisco, nesta segunda, com o retorno das atividades para os alunos do 2º ao 6º ano dos cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Pedagogia, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Engenharia Agronômica e Medicina. Os estudantes do primeiro ano do curso de Medicina começam as aulas no dia 24 de fevereiro no período da manhã. Já os alunos dos demais cursos deverão iniciar as atividades somente a partir do dia 5 de março.
Autor