Alunos do Froelich, de Pindorama, homenageiam Tarsila do Amaral
Ação faz parte da matéria eletiva String Art, técnica artesanal que consiste na criação de desenhos decorativos usando linhas, fios e pregos
Crédito: Divulgação - Com base de madeira e pregos, linhas são transpassadas formando desenhos, letras ou paisagens
Por Stella Vicente | 28 de junho, 2023

Alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Carlos Augusto Froelich, de Pindorama, realizaram trabalhos da técnica String Art. A ação faz parte da matéria eletiva de mesmo nome, que significa arte de corda, e teve como objetivo fazer os estudantes produzirem obras diversas usando a técnica em questão juntamente com aprendizados de língua portuguesa e matemática.

O String Art é uma técnica artesanal que consiste na criação de desenhos decorativos usando linhas, fios e pregos. Utiliza-se como base, geralmente, a madeira com pregos, demarcados por um molde, permitindo que linhas sejam transpassadas nesta base, formando um desenho, um nome, uma letra e até mesmo uma paisagem.

Segundo o professor de Língua Portuguesa, Lucas Fernando Caldo Marcelino, a proposta é fazer os alunos produzirem obras diversas, utilizando-se da String Art, mas também envolvendo conhecimentos de português e matemática.

Para isso, na parte de matemática, eles devem produzir desenhos geométricos, aprendendo a utilizar o compasso de maneira correta e sobre a construção dessas figuras; e também revisar as principais figuras geométricas planas e sólidos geométricos. Já na parte da língua portuguesa, eles realizaram pesquisas e análises de obras artísticas do período Modernismo e utilizaram transmídias.

Além disso, escolheram a pintora a ser homenageada: Tarsila do Amaral, que representa o Modernismo. Dessa forma, realizaram releituras com a técnica String Art.

“Essa arte colabora na formação intelectual, desenvolvendo concentração e ordenação. Ela trabalha a coordenação motora e as noções de acima, abaixo, esquerda e direita e conceitos de meio, centro, topo e borda. Além de desenvolver a percepção de cores”, destaca o professor, que contou com a parceria da professora de matemática Valdinéia Aparecida Perpétua Finanssi da Silva para concretizar o trabalho da eletiva.

Ele ainda destaca que os alunos são avaliados pela participação constante e efetiva nas atividades individuais ou em grupos; o desprendimento de cada grupo no desenvolvimento de suas atividades; a integração entre os grupos e dentro de cada um deles; e a colaboração na aquisição e organização dos materiais necessários.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

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