Alunos do Aeroclube de Catanduva visitam Academia da Força Aérea e Esquadrilha
Alunos do Aeroclube de Catanduva visitam Academia da Força Aérea e Esquadrilha
Foto: DIVULGAÇÃO - Alunos conheceram a estrutura física da AFA, formas de ingresso na instituição militar e as fases que os cadetes passam
Por Guilherme Gandini | 03 de agosto, 2022
 
 

O Aeroclube de Catanduva enviou 14 alunos do curso de Piloto Comercial para conhecerem a Academia da Força Aérea (AFA) e a estrutura do EDA - Esquadrão de Demostração Aérea, a popular Esquadrilha da Fumaça, em Pirassununga. A visita foi coordenada pelo professor, instrutor e gerente de Segurança Operacional do Aeroclube, Silvan Riciano Pulido.  

Segundo ele, os alunos conheceram a estrutura física da academia, assim como as instalações da AFA, as formas de ingresso na instituição militar e as fases que um piloto aluno (conhecido como cadete) passa em parte teórica e parte prática na formação de piloto militar.   

Outro ponto de visitação foi o Museu Aeronáutico, onde assistiram à palestra sobre a história da aviação brasileira, e em especial o inventor do avião e altruista Alberto Santos Dumont e seus inventos. Conheceram, ainda, a estrutura da Esquadrilha da Fumaça, sua historia de criação, e a galeria de fotos históricas, e de todos os pilotos que ja passaram pelo esquadrão.  

Ao final, participaram do encerramento de turno, realizado diariamente pelos alunos/cadetes. “Uma emocionante marcha, acompanhada da banca musical da AFA, na presença do comandante da AFA, brigadeiro Marcelo Gobett, e na execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Aviador”, detalha Pulido. “A visita ficou marcada na história dos alunos.”  

Eles ainda tiveram oportunidade de acompanhar encontro de veterados da AFA, aposentados da Academia, que realizaram a macha na execução do Hino Canção dos Expedicionários.   

Os alunos do Aeroclube de Catanduva são provenientes, além do Estado de São Paulo, do Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Roraima e Maranhão. Durante a realização do curso, ficam alojados na estrutura interna do próprio aeroclube.   

“Informamos que o Aeroclube de Catanduva está com as portas abertas para receber visitantes, com intuito de conhecer os aviões que são utilizados na formação de um piloto civil”, convida o instrutor. Quem tiver interesse em iniciar a carreira de piloto de avião pode entrar em contato pelo Whatsapp (17) 99741-4702. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Cuidado e empatia são abordados na Semana da Enfermagem
Por Stella Vicente | 08 de maio de 2024
Paróquias revertem coleta das missas em doações ao Rio Grande do Sul
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Campanha Leão Amigo faz prestação de contas e busca fortalecimento