Alunos de Farmácia expandem horizontes com curso para o mercado pet
Promovido pela Unifipa, a especialização teve duração de 20 horas e o encerramento aconteceu na última quarta-feira
Crédito: Divulgação - Alunos tiveram teorias sobre normas e legislações que regem o mercado e oficinas práticas
Por Da Reportagem Local | 10 de dezembro, 2023

Estudantes de Farmácia, técnicos e profissionais do ramo participaram do curso livre de manipulação de fórmulas para produtos veterinários, especificamente para cães e gatos. De 30 de novembro a 6 de dezembro, utilizando o laboratório de manipulações farmacológicas da Unifipa, o professor Luiz Fabiano Marcolin ofereceu conhecimentos teóricos e práticos quanto às inovações medicamentosas do mundo pet e a possibilidade da formação de farmacêuticos na manipulação veterinária.

“Há grande tendência de as farmácias de manipulação começarem a produzir estes produtos. Na área de manipulação veterinária é possível encontrar inovações em medicamentos fitoterápicos, homeopáticos, formulações de liberação controlada e até mesmo dermocosméticos para animais domésticos. É um mercado que fatura bilhões e está em constante crescimento”, enfatiza Marcolin.

Dividido em quatro blocos de aplicação, os alunos tiveram teorias sobre normas e legislações que regem o mercado e oficinas práticas de manipulação de produtos que podem ser comercializados e oferecidos pelo profissional atendendo às prescrições veterinárias.

Na programação foram passadas as diferenças entre dosagens para cães e gatos, produtos próprios para cada raça, como manipulação de pastas cicatrizantes e alimentícias com ingredientes funcionais. Também aprenderam a confeccionar biscoitos fitoterápicos com dosagens medicamentosas para os diversos tipos de necessidades. No último bloco, os participantes aprenderam a fabricar shampoos e hidratantes com ações antibacterianas, que tratam as dermatites e doenças que afetam o animal.

Na segunda edição, o curso ofereceu certificado de conclusão emitido pela instituição. Informações de outros cursos para diversas áreas estão disponíveis em https://www.unifipa.edu.br/cursoslivres/.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região