Estudantes de Farmácia, técnicos e profissionais do ramo participaram do curso livre de manipulação de fórmulas para produtos veterinários, especificamente para cães e gatos. De 30 de novembro a 6 de dezembro, utilizando o laboratório de manipulações farmacológicas da Unifipa, o professor Luiz Fabiano Marcolin ofereceu conhecimentos teóricos e práticos quanto às inovações medicamentosas do mundo pet e a possibilidade da formação de farmacêuticos na manipulação veterinária.
“Há grande tendência de as farmácias de manipulação começarem a produzir estes produtos. Na área de manipulação veterinária é possível encontrar inovações em medicamentos fitoterápicos, homeopáticos, formulações de liberação controlada e até mesmo dermocosméticos para animais domésticos. É um mercado que fatura bilhões e está em constante crescimento”, enfatiza Marcolin.
Dividido em quatro blocos de aplicação, os alunos tiveram teorias sobre normas e legislações que regem o mercado e oficinas práticas de manipulação de produtos que podem ser comercializados e oferecidos pelo profissional atendendo às prescrições veterinárias.
Na programação foram passadas as diferenças entre dosagens para cães e gatos, produtos próprios para cada raça, como manipulação de pastas cicatrizantes e alimentícias com ingredientes funcionais. Também aprenderam a confeccionar biscoitos fitoterápicos com dosagens medicamentosas para os diversos tipos de necessidades. No último bloco, os participantes aprenderam a fabricar shampoos e hidratantes com ações antibacterianas, que tratam as dermatites e doenças que afetam o animal.
Na segunda edição, o curso ofereceu certificado de conclusão emitido pela instituição. Informações de outros cursos para diversas áreas estão disponíveis em https://www.unifipa.edu.br/cursoslivres/.
Autor