A Prefeitura de Catanduva aplicará o Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica nas escolas municipais na próxima segunda-feira, 20 de outubro. O teste será feito com os alunos do 5º e 9º ano e, para garantir a presença maciça, a Secretaria Municipal de Educação fez apelo aos pais e responsáveis. “A presença faz toda a diferença para o resultado da rede de ensino”, ressalta.
O Saeb é um dos principais instrumentos de avaliação da Educação no Brasil. Ele mede o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, servindo de base para o cálculo do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicador que mostra a qualidade do ensino em cada município e orienta as políticas públicas para o setor.
Diferente das provas e testes que acompanham a evolução individual de cada estudante, o Saeb tem o objetivo de avaliar as redes e os sistemas de ensino (público e particular) do Brasil. Os resultados auxiliam no monitoramento dos níveis de aprendizagem, na formulação de indicadores e de subsídios para a elaboração de políticas públicas.
Nos últimos anos, Catanduva obteve resultados acima da média estadual e nacional. “O município recebeu o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e tem mantido índices de alfabetização e aprendizagem entre os melhores do Estado”, enaltece a secretaria. A avaliação de segunda-feira será feita em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental.
REDE ESTADUAL
As unidades de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) também vão participar do Saeb 2025, a partir de segunda-feira. As provas, aplicadas a cada dois anos pelo governo federal, serão direcionadas a estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Para os alunos do 2º ano do Fundamental, a avaliação é amostral.
Na rede paulista, a expectativa é que 790 mil respondam às questões até 31 de outubro. Para a preparação da rede, a Seduc-SP organizou simulados em formato impresso, com correção digital. A proposta era diagnosticar o aprendizado em língua portuguesa e matemática. Na edição de agosto, quase 100% das escolas avaliadas participaram da prova-teste.
Autor