Alunos de Agronomia participam de ação integrativa com empresa do ramo
Parceria entre a Unifipa e a Cofco International possibilitou que estudantes conhecessem processos e o parque tecnológico da usina
Crédito: Divulgação - Alunos receberam orientações de vários profissionais durante visita à Cofco
Por Da Reportagem Local | 10 de novembro, 2023

O curso de Engenharia Agronômica da Unifipa levou seus alunos do 1º ao 5º ano para participarem do projeto de extensão sobre a dimensão profissional da área industrial e agrícola da usina Cofco International, uma das líderes mundiais na produção de açúcar e energias renováveis do setor.

Acompanhados pelo gerente de Recursos Humanos da usina, Andrei Ricardo Mafei, e dos profissionais da área agrícola e industrial, a integração começou com café da manhã de recepção aos alunos e às famílias dos colaboradores que também estavam presentes no evento.

“Na visita técnica os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as áreas operacionais da usina e todo o aparato tecnológico, desde o processo de transformação da matéria prima até os centros de informática, que detém os processos agroindustriais, também os comandos, os computadores e o monitoramento da produção canavieira”, explicou Mafei.

Na área agrícola, os alunos receberam orientações de vários profissionais que destacaram pontos importantes que mantém a indústria abastecida de cana-de-açúcar para produção agroindustrial em tempo integral, como o preparo de solo adequado, os implementos que são utilizados e a dinâmica estrutural da empresa.

Segundo o gerente de RH, o motivo maior da integração foi mostrar para os futuros profissionais que a usina Cofco atua e apoia diretamente a formação acadêmica dos seus colaboradores. Jaqueline Silvestre e Kauan Murilo Hernandes estão no último ano do curso e trabalham na área ambiental e agrícola da usina. Ambos explicaram para os colegas um pouco do que fazem no dia a dia.

“A aluna Jaqueline desempenha papel importante no setor ambiental. Ela trabalha na preservação ambiental e combate a incêndios florestais. Kauan está no setor agrícola de tratos culturais e experimentação agronômica, setores importantes na tomada de decisão”, destacou Anna Caroline Talhari, analista de Talent Acquisition, frisando que “a empresa é uma grande geradora de emprego e renda para a região de Catanduva”.

Ainda no mesmo quesito, Mafei destacou que “o curso de Engenharia Agronômica da Unifipa está somando na região com as parcerias de pesquisa e extensão e, principalmente, entregando talentos profissionais que já estão despontando na empresa e mercado de trabalho em cargos de tomadas de decisões e estágios em campo”.

O coordenador do curso, João Paulo Ferreira, acompanhou a visita técnica e elogiou a empresa Cofco pelo apreço ao curso e a receptividade. “A usina sempre nos atende de forma especial e honrosa, integrando os nossos alunos no mercado de trabalho e dando a oportunidade de estagiar e desenvolver as habilidades profissionais e, até mesmo, absorvendo no mercado de trabalho. São parcerias valiosas e que agregam ao curso e a empresa de forma dinâmica”.

Em maio deste ano o curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino foi reconhecido pelo MEC com avaliação máxima, ou seja, conceito 5.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região