O concurso de redação sobre mudanças climáticas promovido pelo Governo do Estado de São Paulo tem 114 textos selecionados para a fase semifinal, sendo um deles da Diretoria de Ensino de Catanduva. Mais de 340 estudantes estão entre os escolhidos, já que cada trabalho é assinado por equipe de três alunos, mais um professor orientador. O resultado sai no dia 22 de novembro.
A redação representante da região de Catanduva foi apresentada pela Diretoria de Ensino após análise das entregas às professoras especialistas em currículo de Língua Portuguesa. A produção textual foi feita por três alunos do Ensino Médio da EE Mário Florence, de Novo Horizonte.
“Das 60 diretorias de ensino que estão participando do concurso, a Diretoria de Ensino de Catanduva está participando com uma produção de texto. São apenas 114 trabalhos selecionados de um estado todo, de uma rede toda de alunos”, enaltece a dirigente regional de Ensino de Catanduva, Alessandra Queiroz Gomes. “Agora estamos na torcida.”
Lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente, a iniciativa busca promover a conscientização sobre as mudanças climáticas, incentivando a comunidade escolar a desenvolver projetos e adotar medidas que contribuam para a redução das emissões de gás carbônico e a preservação do planeta.
Coordenado pelas secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e de Educação (Seduc), o concurso “Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo” teve as inscrições abertas em agosto, na volta às aulas do segundo semestre. Puderam participar estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A competição foi dividida em três categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (5º ano), Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª à 3ª série).
As 114 redações selecionadas na semifinal serão encaminhadas agora para a Seduc, que vai escolher nove textos, três por categoria. Por fim, a Semil os classificará em primeiro, segundo e terceiro lugar. Entre as redações recebidas nessa fase, 12 são dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 47 dos anos finais do Ensino Fundamental e 55 do Ensino Médio.
As redações abordaram o tema “Mudanças Climáticas” e exploraram aspectos de mitigação e adaptação, com diferentes gêneros textuais para cada categoria: os alunos de 5º ano do Ensino Fundamental produziram textos seguindo a linha “Você sabia que…”, enquanto os das outras categorias (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) criaram textos dissertativos argumentativos.
As redações foram avaliadas com base em critérios como originalidade, capacidade de comunicação, desenvolvimento do tema e qualidade da escrita. O resultado final será divulgado no site das secretarias e a premiação ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, em local a ser definido. Os prêmios serão leitores de livros digitais, tablets e notebooks.
Autor