Alunos da Medicina realizam segunda etapa de avaliação de desempenho
Estudantes do internato são avaliados nas principais competências das áreas da medicina; ação aconteceu na última quarta-feira, dia 8
Crédito: Comunicação/FPA - Atividade foi conduzida pela coordenação do Internato, que compreende o 5º e 6º ano
Por Da Reportagem Local | 12 de novembro, 2023

Na quarta-feira, 8 de novembro, 113 alunos do 5º ano de Medicina/Fameca Unifipa passaram pelo Exame Clínico Objetivamente Estruturado (em inglês, Objective, Structured, Clinical Examination - OSCE), avaliação prática do desempenho nas cinco principais áreas da medicina abordadas durante o período - Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Saúde Mental.

A atividade foi conduzida pela coordenação do Internato, que compreende o 5º e 6º ano do curso, com a participação de professores avaliadores, atores, colaboradores técnico-administrativos e estudantes. Segundo cronograma internacional, o exame obriga o aluno a percorrer todas as áreas que simulam o atendimento de uma situação real.

“Os alunos percorrem as estações e têm período pré-estabelecido para realizar o exercício. Durante a aplicação são avaliados por um instrutor por meio de checklist objetivo que compreende aspectos de conhecimentos técnicos, habilidades com o paciente e raciocínio diagnóstico”, explica o médico Ricardo Gonsaga, coordenador do Internato.

Desenvolvido desde 1975, o OSCE é considerado um dos métodos mais confiáveis para avaliação de competências clínicas de estudantes e residentes. Em setembro, os alunos do último ano passaram pelo teste. “Durante a formação médica é importante que os futuros profissionais sejam avaliados além dos conceitos teóricos. Assim, o exame tem como objetivo proporcionar simulações de situações reais de atendimentos médicos que eles irão desempenhar durante a carreira”, pontua.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região