
Estudantes do curso de Medicina da Unifipa/Fameca participaram de evento na Apae de Catanduva nesta terça-feira, 25, em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A iniciativa teve como objetivo divulgar diretrizes da Down Syndrome International, adaptadas à realidade brasileira pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), além de promover a inclusão social e a garantia de direitos das pessoas com a síndrome.
Intitulado “Cromossomo do Amor”, o evento foi organizado pela Liga de Genética da Fameca, com a participação de alunos da Apae, seus familiares, cuidadores e profissionais da instituição. Também presentes estudantes de outras ligas acadêmicas do curso de Medicina, como Endocrinologia e Diabetologia, Ortopedia e Medicina Esportiva, Pediatria e Humanizarte. A coordenação foi da professora Nilce Barril.
Com o slogan "Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio!", a programação incluiu atividades interativas e inclusivas, como brincadeiras, danças, dinâmicas educativas, ações esportivas e atividades voltadas para o bem-estar e a saúde. A proposta foi proporcionar ambiente de aprendizado e lazer, reforçando a conscientização sobre a Síndrome de Down e a importância da inclusão social.
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente em 21 de março, referência à trissomia do cromossomo 21, característica genética da síndrome.
Autor
