O Departamento de Educação de Urupês celebrou esta semana a conquista do aluno Mateus Inácio de Oliveira, 20 anos, que foi aprovado na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, a Famerp. Ele cursou o ensino fundamental na escola pública e agora realiza o sonho de iniciar o curso superior gratuito.
Mateus conta que após um desafio que enfrentou no 9° ano, na escola Atahyr da Silva Rosa, repensou sobre como deveria estudar dali pra frente. “Fiz a prova da ETEC e não consegui ser classificado, e isso me motivou a estudar ainda mais, então entrei no ensino médio com tudo.”
Já no ensino médio surgiu então o desejo de cursar medicina. Ele estudou no colégio Chafik Saab por 3 anos, e apesar dos esforços e de até ganhar prêmios, não conseguiu se classificar em nenhuma universidade no final de 2019.
No ano seguinte, Mateus resolveu fazer cursinho online com o objetivo de passar na Famerp e, como era um aluno muito aplicado, estudou em casa por conta própria, utilizadno livros da Biblioteca Municipal, além de outros comprados pela internet. “Foram três anos dolorosos em casa, muitas vezes com vontade de desistir por causa das constantes reprovações, mas como o sonho de ser médico ainda era grande decidi continuar até ser aprovado”, relembra.
O futuro doutor ainda conta que teve uma rotina de estudos bem séria, em que se dedicava diariamente das 8 às 21 horas, e que sem o apoio dos pais jamais teria conseguido: “Meus pais me apoiaram para eu não desistir, além de me ajudarem financeiramente até eu conseguir a classificação, já que eu não trabalhava, eles são peças fundamentais nessa minha conquista.”
Autor