Aluno da Fameca participa de competição organizada por laboratório de Harvard
Crédito: Divulgação - Wilson demonstrou seu interesse em pesquisa e inovação durante seu percurso na Fameca
Wilson Falco faz parte de equipe composta por alunos e médicos de várias instituições de pesquisa do Brasil e irá participar do evento organizado pelo Harvard Health System Innovation Lab
Por Da Reportagem Local | 17 de abril, 2024

Wilson Falco, aluno do 5º ano do curso de Medicina da Fameca Unifipa, é um dos membros do Grupo Cervical AI, equipe composta por alunos e médicos de várias instituições de pesquisa do Brasil. O grupo foi selecionado para participar da etapa mundial de uma competição em inovação organizada pelo Harvard Health System Innovation Lab, no qual já teve sede no Inova HC da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Como prêmio, o laboratório da Harvard oferecerá mentoria para os vencedores globais, visando apoiar a implementação das melhores ideias. O Harvard Health System Innovation Lab é um laboratório global especializado em pesquisa e treinamento, focado na criação de sistemas de saúde de alto valor por meio de inovações direcionadas. O laboratório trabalha com diversos setores, incluindo estudantes, governos, setor privado e sociedade civil para promover políticas e práticas de saúde inovadoras.

Na competição, Wilson e seus colegas propuseram uma solução inovadora na área de Oncologia, visando facilitar a prevenção e o manejo do câncer de colo de útero. A proposta utiliza inteligência artificial e telemedicina para permitir o atendimento em regiões de difícil acesso e com poucos recursos, tanto no Brasil quanto em outros países.

Wilson demonstrou seu interesse em pesquisa e inovação durante seu percurso na Fameca, liderando a empresa júnior Panaceia Jr. e participando do Grupo de Escrita Científica.

A próxima fase da competição está agendada para o dia 20 de maio e será realizada remotamente, reunindo os melhores trabalhos selecionados globalmente. O estudante ressaltou que o estímulo à pesquisa fornecido pela Fameca foi fundamental para seu interesse em participar da competição.

"Como alguém que sempre se envolveu com pesquisa, especialmente no campo da Epidemiologia, a competição proporcionou perspectivas diferentes. Foi uma oportunidade para entender como usar esses conhecimentos em pesquisa aliada à inovação para propor soluções concretas para melhorar a saúde", disse Wilson.

O trabalho do Harvard Health System Innovation Lab abrange ampla gama de disciplinas clínicas nos sistemas de saúde e mantém projetos em mais de 60 países ao redor do mundo, incluindo África, Europa, América Latina, Oriente Médio, América do Norte e Ásia.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Unifipa abre as portas para visitas monitoradas de empresas e estudantes
Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Fundação inicia construção de novo prédio no Hospital Emílio Carlos
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens