Alunas de Enfermagem lançam cartilha educativa para combate à dengue
Material está disponível no site da universidade, mas equipe busca patrocínio para viabilizar impressão e distribuição
Foto: Comunicação/FPA - Cartilha foi criada em resposta ao aumento significativo dos casos de dengue em 2024
Por Da Reportagem Local | 04 de setembro, 2024

As alunas Camilly Victória da Silva e Taynara Beatriz Candido, do curso de Enfermagem da Unifipa Catanduva, lançaram a cartilha “Prevenção é a melhor forma de combater a Dengue – Informações essenciais para a comunidade”. O material, desenvolvido sob orientação da docente Vanessa Maria Broggio Schiesari e com supervisão do infectologista Arlindo Schiesari Junior, está disponível na aba “Cartilhas” do site https://unifipa.edu.br/institucional/sobre/biblioteca.

A cartilha foi criada em resposta ao aumento significativo dos casos de dengue em 2024, especialmente na cidade de Catanduva.

Segundo Vanessa Schiesari, a alta nos casos da doença em julho e agosto sinalizou para a necessidade urgente de conscientizar a comunidade sobre as formas de prevenção. “O número de casos de dengue aumentou de forma considerável, quando comparado aos anos anteriores, trazendo grande preocupação. Daí a necessidade de desenvolver material que trouxesse informações para a comunidade sobre essa doença e, com isso, envolver os alunos da Enfermagem para a idealização do material informativo”, explicou.

O material, acessível e ilustrado, foi projetado para ser ferramenta tanto para o público quanto para a educação nas escolas. Ela inclui orientações claras sobre como identificar os sintomas, além de medidas de prevenção, como a eliminação de criadouros do mosquito e o uso de repelentes e roupas protetoras. As autoras também enfatizaram a importância de saber quando buscar ajuda médica para garantir a recuperação mais eficaz.

Mesmo durante o período de estiagem, as alunas alertam que os cuidados devem continuar, já que os focos de criadouros do mosquito transmissor costumam surgir dentro das residências.

“A conscientização coletiva é o primeiro passo para quebrar o ciclo de transmissão e e ao disseminarmos essa cartilha estamos empoderando cada cidadão a agir de maneira responsável e proativa, engajando a comunidade na luta contra essa doença que tanto preocupa a saúde pública”, afirmam Camilly e Taynara.

Além disso, a equipe envolvida no projeto está em busca de parcerias e patrocínios para imprimir a cartilha e distribuí-la em consultórios médicos, unidades de saúde e escolas. Os interessados em apoiar a iniciativa podem entrar em contato pelo Instagram da Unifipa (@unifipa).

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Fitdance Solidário é realizado neste domingo no Parque do Aeroporto
Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Fundação Padre Albino reúne 700 voluntários em noite de homenagens
Por Guilherme Gandini | 08 de dezembro de 2024
Octacílio promove noite de autógrafos com alunos do 4º ano