O catanduvense Altobeli Silva foi um dos 11 atletas brasileiros convocados para representar o país na primeira edição do Campeonato Mundial de Corrida de Rua, nova competição que passa a compor o calendário internacional da modalidade. As disputas serão realizadas nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em Riga, na Letônia – país situado no norte da Europa.
"Esta equipe é pioneira, já que o Mundial de Corrida de Rua será o primeiro numa decisão muito acertada da World Athletics. As corridas são um fenômeno mundial, que atraem milhares e milhares de atletas e precisam ser prestigiadas", declarou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Altobeli foi convocado para duas categorias, mas competirá apenas na meia maratona, que tem percurso de 21 km. Atualmente, ele é o melhor do país nos 5 km e 10 km e o terceiro melhor na meia maratona. “Eles convocam os quatro melhores de cada categoria e a competição vale para o ranking mundial e gera pontos para a classificação para as Olimpíadas de Paris”, explica.
Ele celebra a oportunidade e a satisfação de levar o nome de Catanduva ao cenário internacional do atletismo. “Se fosse no futebol, é como se o jogador tivesse sido convocado para defender a Seleção Brasileira”, aponta o atleta, que foi finalista nas Olimpíadas do Rio, em 2016, medalhista de ouro e prata nos Pan-Americanos de Lima, em 2019, e 14 vezes campeão do Troféu Brasil.
Seus patrocinadores são Unimed Catanduva, Marinha do Brasil, Esporte Clube Pinheiros/SP, Loterias Caixa, Ministério do Esporte, Arena P7, Pharmopatia e Clube de Tênis Catanduva.
Além do catanduvense, a CBAt também convocou para o Mundial de Corrida de Rua os atletas Tatiane Raquel da Silva, Simone Ponte Ferraz, Valdilene dos Santos Silva, Jenifer do Nascimento Silva, Larissa Marcelle Moreira Quintão, Aline Prudêncio de Freitas, Guilherme Kurtz, Fábio Jesus Correia, Johnatas de Oliveira Cruz e Maicon Douglas da Silva Mancuso.
Autor