Altobeli é convocado para os Jogos Pan-Americanos de Santiago
Competição no Chile tem início no dia 20 deste mês, mas provas de atletismo começam no dia 29 e vão até 5 de novembro
Crédito: Wagner Carmo/CBAt - Altobeli já conquistou ouro e prata nos Jogos Pan-Americano de Lima, no Peru
Por Stella Vicente | 05 de outubro, 2023

O atleta catanduvense Altobeli Silva foi convocado para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, que têm início no dia 20 deste mês. Ele irá disputar a prova dos 5.000 metros, a mesma em que conquistou uma medalha de prata no último Pan-Americano, disputado em Lima, no Peru, em 2019. Na ocasião, ele ainda levou ouro nos 3.000 metros com obstáculos.

O torneio de atletismo, especificamente, acontece a partir do dia 29 e segue até 5 de novembro. Após a nova convocação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), confirmada nesta quarta-feira, 4, o atletismo na delegação do Time Brasil contará com 77 atletas, sendo 40 mulheres e 37 homens.

Para Altobeli, disputar o Pan-Americano é uma grande oportunidade por conta da visibilidade que o evento proporciona, além de ser um passo importante na busca pela participação nas Olimpíadas de 2024.

“O Pan-Americano é importantíssimo, tem um papel fundamental também. Os jogos somam pontuação e tem uma grande credibilidade para a organização dos Jogos Olímpicos, onde o atleta que faz bons resultados aumenta a sua chance de participar dos Jogos Olímpicos, que acontece em Paris em 2024”, destaca.

No momento, o atleta está na cidade de Paipa, na Colômbia, fazendo sua preparação a 2500 metros de altitude. Ele afirma que o clima rarefeito do local ajuda a condicionar o corpo até três vezes mais do que se ele treinasse em qualquer outro lugar.

“É onde treinam os quenianos e outros atletas dentre os melhores maratonistas do mundo. Eles treinam em lugares altos para depois descer e correr a nível do mar, que é o que vai acontecer no meu caso. O clima aumenta todas as taxas do corpo humano e deixa o corpo mais forte, mais resistente, como um atleta de alto nível”, explica Altobeli.

Anteriormente, o catanduvense conquistou dois títulos no Troféu Brasil, participou do Mundial de Corrida de Rua na Letônia e venceu as Dez Milhas Garoto, campeonato disputado no Espírito Santo. Todas as conquistas fazem parte de sua preparação em busca do índice para as Olimpíadas de 2024.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Stella Vicente | 27 de abril de 2024
Após derrota para o Sesi Araraquara, Bax recebe Sodiê Mesquita hoje
Por Stella Vicente | 27 de abril de 2024
Serrano Esporte Clube busca revanche na final da Copa Rio Preto de Futsal
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Sara Nascimento e Murilo Batista brilham no Campeonato Paulista de Judô