Altobeli conquista o bronze no atletismo nos Jogos Pan-Americanos
Ele disparou nos 500 metros finais da prova para tentar o pódio; medalha veio após desclassificação de adversário
Foto: Wagner Carmo/CBAt - Altobeli disse que está muito feliz com o resultado e que já retomou os treinos
Por Guilherme Gandini | 07 de novembro, 2023

O catanduvense Altobeli Silva conquistou medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, na semana passada. Ele completou a prova dos 5.000 metros em quarto lugar, mas foi beneficiado pela desclassificação do mexicano Fernando Martinez, que havia vencido a prova. Ele tentou impedir com o braço a ultrapassagem de seu adversário na disputa pelo ouro.

Medalhista de prata quatro anos atrás, em Lima, Altobeli não tinha um dos melhores tempos e passou a maior parte da prova no fim do pelotão. Faltando cerca de 500 metros, iniciou sua arrancada para tentar o pódio. Ele chegou a ficar em terceiro, mas foi ultrapassado na reta final.

Ao jornal O Regional, Altobeli disse que está muito feliz com o resultado e que, depois da conquista, já retornou para Paipa, na Colômbia, onde treina para a maratona que acontecerá em Tóquio, no mês de dezembro, de olho na vaga das Olimpíadas de Paris, em 2024.

“Foi uma prova duríssima, tive que correr de final. Estou muito feliz e contente com o meu resultado. Voltei para a Colômbia e sigo os treinos por aqui, pois tenho o objetivo final de disputar a maratona no Japão, no final do ano, e buscar a vaga nas Olimpíadas de Paris, e estou trabalhando duro para conseguir esse objetivo”, comentou, agradecendo aos patrocinadores.

Sobre o treino a 2.500 metros de altitude, Altobeli explica que o clima rarefeito ajuda a condicionar o corpo até três vezes mais do que se ele treinasse em qualquer outro lugar. “É onde treinam os quenianos e outros atletas dentre os melhores maratonistas do mundo. Eles treinam em lugares altos para depois correr a nível do mar, que é o que vai acontecer no meu caso.”

Antes do Pan, o catanduvense conquistou dois títulos no Troféu Brasil, participou do Mundial de Corrida de Rua na Letônia e venceu as Dez Milhas Garoto, no Espírito Santo. Todas as provas fazem parte de sua preparação na busca pelo índice para as Olimpíadas.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Stella Vicente | 27 de abril de 2024
Após derrota para o Sesi Araraquara, Bax recebe Sodiê Mesquita hoje
Por Stella Vicente | 27 de abril de 2024
Serrano Esporte Clube busca revanche na final da Copa Rio Preto de Futsal
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Sara Nascimento e Murilo Batista brilham no Campeonato Paulista de Judô