O prazo para o alistamento obrigatório no Serviço Militar termina na próxima sexta-feira, dia 30 de junho. Jovens do sexo masculino nascidos em 2005, que completam 18 anos até o dia 31 de dezembro, devem comparecer à Junta Militar do município onde residem, munidos de RG, CPF e um comprovante de endereço recente, a fim de realizar o alistamento.
Segundo a secretária da Junta Militar de Catanduva, Camila de Oliveira, os jovens estão tendo dificuldade em realizar a inscrição pelo site alistamento.eb.mil.br. Logo, estão comparecendo presencialmente. O endereço é rua Mato Grosso, nº 664, no bairro Higienópolis, com atendimento das 9 às 15 horas, ininterruptamente. Para mais informações, o telefone é (17) 3522-5272.
“O pessoal que não se alistou, já passou dos 18 anos e está atrasado, pode e deve fazer o alistamento também. A documentação é a mesma, só que é preciso pagar uma multa no valor de R$ 5,76”, alerta.
Ela ainda destaca a importância de se alistar, pois a partir dos 18 anos passa a ser cobrado o documento popularmente conhecido como “reservista”, seja para vagas de emprego, matrículas em faculdades ou solicitação de passaporte, por exemplo.
“Nessas ocasiões, os jovens devem apresentar documento comprovando que estão quites com a sua situação militar, que se resume na reservista, mas pode ser o alistamento se tem 18 e não passaram no processo. Quem foi dispensado do Tiro de Guerra pega o certificado de dispensa e quem serviu o Tiro pega reservista. São documentos equivalentes, cada um de acordo com a situação do cidadão”, explica Camila, que ainda ressalta o fato de o documento demorar cerca de uma semana para ficar pronto. Ou seja, é necessário fazê-lo o quanto antes para já tê-lo em mãos em caso de urgências.
Autor