No dia 24 de junho haverá o alinhamento de cinco planetas no céu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O fenômeno acontece uma vez a cada 18 anos e, para observá-lo, não será necessário usar telescópios ou binóculos.
“O alinhamento dos planetas é um fenômeno que decorre da própria configuração espacial do Sistema Solar, em que o Sol e as órbitas dos planetas em torno deste estão dispostas mais ou menos plano. É como se o Sol estivesse no centro de um "disco de vinil" e os planetas, apoiados sobre esse disco, girando em torno do Sol”, explica Guilherme Prata, professor de Astronomia.
O docente conta o motivo do fenômeno ser considerado raro. “É do ponto de vista de quem está na superfície da Terra, o Sol e os planetas percorrem o céu sempre ao longo da mesma "linha". Aí, de tempos em tempos, os planetas coincidem de aparecer na mesma região do céu, alinhados. Contudo, o alinhamento é relativamente raro porque cada planeta leva um tempo próprio para completar uma volta em torno do Sol. A Terra, como sabemos, leva 365 dias enquanto que Marte, por exemplo, leva 687 dias terrestres. É por isso que esse alinhamento não ocorre todo ano.”
Embora a qualidade da observação seja melhor nas zonas rurais, o espetáculo pode ser admirado a partir das cidades. “O fenômeno pode ser observado a olho nu. Segundo os astrônomos, o melhor dia para observar o alinhamento será no próximo dia 24, cerca de uma hora antes do Sol nascer.”
A última vez que esta conjunção de cinco planetas aconteceu foi em dezembro de 2004 - e só vai se repetir novamente em 2040.
Autor