Os alunos do Colégio São Mateus, de Catanduva, arrecadaram mais de 8,5 toneladas de alimentos durante a gincana que integrou a Mostra Cultural da instituição de ensino, no mês passado. Divididos, os mantimentos contemplaram mais de 30 entidades assistenciais. A ação social envolveu toda a comunidade escolar, mobilizando estudantes, pais e educadores.
“Dentro da mostra cultural, que é tradicinal na escola, há várias atividades e uma delas é a gincana de alimentos. Cada ano do Ensino Médio é uma equipe e existe essa competição entre eles para ver quem arrecada maior quantidade. Eles pedem para os pais, comércio, indústria. É 100% arrecadado pelos alunos”, explica Gleison Begalli, que é professor na unidade de ensino.
Cinco toneladas foram direcionadas à Arcos – Associação e Rede de Cooperação Social, que repassou os produtos a dezenas de entidades beneficentes e famílias necessitadas.
“O transporte, a guarda e distribuição dos alimentos foram possíveis graças ao apoio e ajuda da empresa Cocam, da Associação dos Fornecedores de Cana de Catanduva e do Saciedade - Comitê para a Promoção Social”, enaltece o presidente da Arcos, Wagner Ramos de Quadros.
A mobilização possibilitou auxílio à AVCC, Amor e Caridade, Apae, Bethel, Caminhos de Luz, Cáritas, Casa de Apoio à Criança, Ceacap, Cidadão do Futuro, Criança de Ouro, Educandário São José, Espaço Evoluir, Fome do Pão e da Palavra, Iase, Iclarfe, Irmã Dulce, Lar São Paulo, Lírio dos Vales, Mensageiros do Amor, Nóis da Rua, O Semeador, Pão Nosso, Pastora Adriana, Prateleira Solidária, Projeto Pelicano, Recomeçar, Renolar, Senhoras Espíritas, Vem com a Tia Rê e Visão do Futuro, Avoiam, Mãos Abençoadas, Igreja Presbiteriana, Vicentinos, entre outras.
“Essa campanha mostra que a sociedade hoje se preocupa com o próximo, o olhar para as pessoas mais necessidades é um ato de amor. Ensinar aos alunos a importância do doar reforça ainda mais que o trabalho em conjunto atinge grandes objetivos e, para nós da Prateleira Solidária, essa ajuda faz com que nossos projetos possam ter continuidade”, ressalta Aline Martins Teixeira, que preside a Prateleira Solidária Catanduva.
“Essas campanhas têm um valor enorme para nossa ONG, pois esses alimentos sempre chegam em boa hora para que possamos continuar a assistir nossas famílias cadastradas. Quanto mais pessoas se mobilizarem e se envolverem com campanhas assim, menos comida irá faltar na mesa de famílias carentes”, completa Clayton dos Santos, voluntário e tesoureiro da entidade.
Autor