
Catanduva conquistou o 1º lugar no Estado de São Paulo entre os municípios com número de matrículas escolares entre 750 e 999 no 2º ano do Ensino Fundamental, segundo o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgado nesta semana. O município atingiu 70,27% de alunos alfabetizados na idade certa, superando com folga a meta de 58,62% estabelecida para 2024.
No ranking nacional, entre os 241 municípios brasileiros com o mesmo porte, Catanduva ficou com a 65ª colocação, mantendo-se entre os melhores desempenhos do país.
Os dados são do Sistema de Avaliação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política do Ministério da Educação que busca garantir que todas as crianças do país estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. De acordo com o MEC, a média nacional de alfabetização na idade certa chegou a 59,2%, abaixo da meta de 60,2% para o ano passado.
O padrão nacional de alfabetização foi fixado em 743 pontos em 2023. Alunos que atingem esse desempenho demonstram habilidades como leitura de palavras e textos curtos, identificação de informações explícitas em gêneros como bilhetes, crônicas e contos infantis, além da capacidade de inferência em textos com linguagem verbal e não verbal.
Autor
