
Inaugurado em Palmares Paulista em junho de 2023, o projeto Alcateia Novorizontino segue em ascensão. O projeto voltado para crianças e adolescentes residentes na cidade, na faixa etária de 10 a 16 anos, é um dos poucos da franquia no Brasil totalmente gratuito para os seus participantes e atende atualmente cerca de 120 alunos.
Neste curto período de existência, a Alcateia de Palmares já possui algumas conquistas coletivas como o título de Campeão da MDB Cup Regional nas categorias sub-15 e sub-17 no ano de 2023, além do vice-campeonato da Copa Aper de Base, no mesmo ano. Já em 2024, a categoria sub-17 conquistou o bicampeonato da MDB Cup Regional.
No âmbito individual, vários atletas tiveram, através da Alcateia, a oportunidade de disputar o Campeonato Paulista de base, defendendo equipes como Rio Preto EC, Olímpia, Mirassol e o próprio Grêmio Novorizontino.
Recentemente, dois alunos da Alcateia de Palmares Paulista foram integrados de forma definitiva ao elenco do Grêmio Novorizontino na categoria sub-13. O lateral esquerdo João Miguel, com passagem recente pela Sociedade Esportiva Palmeiras, e o atacante Paulinho Guilherme, ambos nascidos no ano de 2012.
Os treinamentos são realizados às terças e quintas, no Estádio Municipal, e continuam abertas as inscrições para nascidos entre os anos de 2009 e 2015.
O projeto apoiado pela empresa Tietê Agroindustrial conta com o trabalho dos professores Carlinhos Seruti, Regian Ferraz e Mateus Aguiar, sob a coordenação do professor José Arnaldo e apoio do Departamento Municipal de Esportes, na administração do prefeito Lucas Assumção, idealizador e incentivador do projeto, além do apoio da Câmara de Vereadores.
Autor
