Os agentes de saúde e de combate às endemias de Santa Adélia participaram de treinamento sobre escorpiões com Nelson Yamamoto, da Área Técnica de Vetores da Secretaria de Saúde do Estado. A atividade teve participação da enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Michelle Crepaldi, e da coordenadora do Sercesa, Fernanda Bolognini Franco.
Durante o encontro, os profissionais receberam informações sobre como orientar a população para o combate ao escorpião e os cuidados em casos de acidentes. Os agentes de combate às endemias também fizeram atividade prática, aprendendo a forma correta de capturar o animal.
Na semana passada, a Prefeitura de Santa Adélia realizou trabalho de desinsetização em toda a cidade, abrangendo bueiros e prédios públicos, com foco na eliminação de bichos peçonhentos.
Em caso de acidente com escorpião, é preciso lavar o local da picada com água e sabão; procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo; crianças até 10 anos devem ser levadas imediatamente ao ponto estratégico de referência ou serviço de saúde mais próximo. Na região, o local de referência é o Hospital Padre Albino, em Catanduva, que permite admissão imediata.
Vale ressaltar, ainda, o que não deve ser feito: não fazer torniquete/garrote, não furar, cortar, queimar ou espremer o local da picada; não fazer sucção; não aplicar substâncias como álcool, querosene, fumo, ervas ou realizar curativos que fechem o local; não colocar gelo ou água fria, pois aumentam a dor e não ingerir bebida alcoólica para tentar aliviar a dor.
Autor