
Funcionários do Aeroclube de Catanduva participaram na sexta-feira, dia 1º de agosto, de atividade de orientação sobre o PRE – Plano de Resposta à Emergência. A abordagem foi direcionada sobretudo às equipes que atuam no pátio e área operacional das aeronaves.
“Esse plano de resposta é ferramenta de extrema relevância e importância no gerenciamento da segurança operacional do Aeroclube de Catanduva. Até porque esse PRE faz parte de um manual que nós temos aqui chamado MGSO - Manual de Gerenciamento da Segurança Operacional, que é aprovado pela Anac”, explica Silvan Riciano Pulido, gerente de Segurança Operacional.
A sigla Anac que ele faz referência se refere à Agência Nacional de Aviação Civil e o manual indica como será feita a segurança operacional das aeronaves que pousam e decolam no local.
“Esse manual prevê todas as ações que devem ser realizadas numa situação pós-ocorrência de um acidente. Os telefones de emergência, os contatos, quais são os procedimentos a serem tomados. Ele estabelece rumos que devem ser seguidos caso ocorra uma emergência.”
Segundo Riciano, o intuito é amenizar uma situação de gravidade. “Ele visa a rapidez, porque quanto mais rápido chega o socorro, mais chances de salvar vidas. Então esse ‘start’, essa tomada de decisão faz diferença no final”, pontua o profissional.
A atividade envolveu etapa prática, com simulação das técnicas que devem ser adotadas diante de uma situação real. “É para que fique sempre na mente dos colaboradores quais os procedimentos e formas de agir em caso de acidente”, reforça, indicando que também foram abordadas técnicas de combate ao fogo, uso de extintores e tipos de incêndios.
A ação de conscientização é feita uma vez por ano no Aeroclube de Catanduva, com funcionários e alunos, cumprindo normativa da Anac. Equipes de duas oficinas de manutenção aeronáutica que operam no local também participaram da capacitação: Waltinho Manutenção Aeronáutica e HSS Manutenção Aeronáutica.
“O Aeroclube de Catanduva está de portas abertas para receber o público que quer ter um contato com o avião, conhecer uma aeronave de perto, em solo”, convida o gestor. No local também são oferecidos cursos para formação de pilotos. O telefone é 17 3522-3293.
Autor
