O Aeroclube de Catanduva realizará o 1º Encontro Aéreo no próximo domingo, 23 de outubro, data em que é comemorado o Dia do Aviador. Serão diversas atrações nos céus da cidade, desde paraquedismo com salto duplo até demonstrações de aeronaves. O evento será das 8 às 17 horas, com intuito de atrair a população, incentivar a prática e o prestígio da aviação na região.
A entrada é franca, com a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os mantimentos serão destinados à Paróquia São Padre Pio de Pietrelcina, do bairro Nova Catanduva, cuja coordenação é do Frei Joel.
O evento está marcado para o domingo, mas já no sábado, dia 22, será realizada a competição de paraquedismo, promovida pela Vertical Speed, escola de paraquedismo de Blumenau, em Santa Catarina. A instituição opera desde 1989 com aeronaves próprias, utilizando os paraquedas mais modernos do mundo e com instrutores campeões internacionais.
Em Catanduva, estará disponível o salto duplo, acompanhado de um instrutor usando o paraquedas próprio para duas pessoas. O salto ocorre a 10 mil pés de altura, o equivalente a 3.300 metros, e o paraquedas é aberto a 5.000 pés, após queda livre de 35 segundos a mais de 200 km/h. A experiência é registrada em filmagem e fotos handycam. Informações e reservas pelo WhatsApp (47) 8879-2239.
No domingo, as outras atrações previstas são a demonstração de aeronaves agrícola de pulverização, helicóptero pantera, aviões civil e militar; trike, ultraleve e paramotor, além de acrobacias aéreas e voos panorâmicos. Em solo, haverá exposição de plastimodelismo, aeromodelismo e carros antigos, e apresentação cultural. No local, também estará disponível uma praça de alimentação.
T-27 DA FAB
Está confirmada a presença da aeronave T-27 da Força Aérea Brasileira (FAB), que fará seu pouso e ficará em pátio para apreciação dos presentes. o modelo é usado há mais de 30 anos pela FAB e é fundamental para a formação dos futuros oficiais aviadores. A chegada ao Aeroclube de Catanduva está prevista para as 10 horas, enquanto sua saída deve ocorrer perto das 16 horas.
Trata-se de fruto de parceria entre a Embraer e a FAB feita nos anos 1980, que resultou em uma aeronave altamente manobrável, com equipamentos mais atuais e que já situava o piloto a um voo semelhante às mais modernas aeronaves da FAB da época.
Crédito: Divulgação - Equipe da Vertical Speed promoverá a prática de paraquedismo com salto duplo já a partir do sábado.
Autor