Aeroclube aborda segurança operacional em palestra com estudantes
Trabalho desenvolvido no local contempla a identificação dos perigos, análise e a eliminação ou mitigação dos riscos
Fotos: Divulgação - Silvan Riciano ministrou palestra sobre segurança operacional para alunos do aeroclube
Por Guilherme Gandini | 26 de junho, 2024

O Aeroclube de Catanduva realizou palestra, na última sexta-feira, 21, que tratou sobre a prevenção de acidentes. A atividade foi conduzida pelo gerente de Segurança Operacional - GSO Silvan Riciano, que falou sobre a identificação dos perigos, bem como sobre a análise dos riscos, com uso de técnicas e ferramentas para gerenciamento desse tipo de situação adversa.

“Abordamos a tolerabilidade da ocorrência e sua severidade, caso venha ocorrer um acidente. Isso é identificado numa tabela de matriz que mostra a região aceitável, tolerável com ações de prevenção e a região intolerável. Nesta última não poderá ocorrer qualquer atividade aérea, sob pena de altíssima chance da ocorrência de um incidente ou acidente”, detalha o profissional.

O gerenciamento de riscos é definido como Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional - SGSO, implantado no Aeroclube de Catanduva desde 2006. O assunto explanado pelo GSO é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que audita os Centros de Instrução de Aviação Civil - CIACs em todo os Brasil – como é o caso do aeroclube local.

Segundo Riciano, o trabalho desenvolvido no contempla a identificação dos perigos, análise e a eliminação ou mitigação dos riscos que ameaçam as capacidades do aeroclube, gerenciando o risco e permitindo que as atividades da escola de aviação fiquem sempre na região aceitável.

O Aeroclube de Catanduva foi fundado em 1940 e tem reconhecimento nacional, atraindo alunos de vários estados brasileiros, principalmente da região Norte. Profissionais formados no local hoje ocupam vagas nas grandes companhias aéreas do país, incluindo em rotas internacionais.

São oferecidos cursos de piloto privado de avião e de piloto comercial, além da habilitação de voo por instrumentos e habilitação de instrutor de voo. A equipe é composta por instrutores para as etapas teórica e prática. O local também dispõe de simulador de voo. O aeroclube está aberto à visitação do público, em horário comercial. Informações: 17 3522-3293.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci