Advogado catanduvense lança livro sobre assédio moral e sexual no trabalho
Coquetel de lançamento da obra, de autoria de Evandro de Oliveira Tinti, será na próxima quinta-feira, 29, no Clube de Tênis Catanduva
Crédito: Divulgação - Livro de Evandro de Oliveira Tinti está à venda no site da Livraria Lacier para todo o Brasil
Por Da Reportagem Local | 25 de fevereiro, 2024

O advogado catanduvense Evandro de Oliveira Tinti lança oficialmente seu livro "Assédio Moral e Sexual no Trabalho", da Editora Lacier, em um coquetel agendado para a próxima quinta-feira, dia 29. O evento será no Pub do Clube de Tênis de Catanduva, com início às 19 horas.

A ideia de produzir a obra surgiu quando Tinti estava no mestrado, em 2021, e começou a se aprofundar no tema assédio moral e sexual. Ele percebeu que o assunto indenizações e processos judiciais eram muito abordados, mas pouco se falava sobre como as empresas podem prevenir o assédio. “Por isso, desde a dissertação, que posteriormente aprimorei para chegar no conteúdo deste livro, eu pesquisei sobre formas de prevenção de assédio nas empresas”, explica.

Para Tinti, o tema é bastante relevante porque afeta toda a sociedade, visto que o trabalhador alvo do assédio sofre emocionalmente, muitas vezes guardando traumas e lembranças por toda a vida. O empregador, segundo ele, também é afetado, já que em um ambiente de trabalho com conflitos, assédio, discriminação, todos os empregados ficam menos produtivos, além de ter alta rotatividade.

“Eu percebi também na pesquisa que muitas vezes o empresário não aceita assédio em sua empresa, deseja sinceramente um bom ambiente de trabalho, mas não deixa isso claro aos empregados, e o assédio acaba ocorrendo às escondidas e a vítima não tem coragem para denunciar, já que nunca ouviu do patrão que ele estará ao seu lado nestas situações”, conta o advogado.

Com isso, Tinti identificou que, quanto mais a empresa deixa clara a sua intolerância sobre qualquer ofensa, assédio e discriminação, por meio de uma assessoria especializada, com treinamentos e apoio profissional, menor é o risco de ocorrer conflitos por assédio naquela empresa. “Portanto, a finalidade do livro é auxiliar profissionais do direito e administradores de empresas na prática cotidiana, trazendo várias ferramentas de prevenção de assédio moral e assédio sexual.” Aos interessados, o livro está à venda no site da Livraria Lacier (https://www.livrarialacier.com.br/), que entrega para todo o Brasil.

O AUTOR

Evandro de Oliveira Tinti se formou na Unifipa, em Catanduva, em 2013. Depois concluiu sua especialização na Escola Paulista de Direito, em 2015, onde hoje ministra aulas. Recentemente concluiu mestrado em Direito na Uniara, em 2023. É advogado, professor e palestrante na área do Direito e Processo do Trabalho. Além disso, atua como presidente da comissão de Direito do Trabalho da OAB Catanduva e membro da Comissão Estadual da Advocacia Trabalhista da OAB/SP.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 19 de abril de 2024
Encontro de Veículos Antigos deve atrair multidão com 2 dias de atrações
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Direito da Unifipa recebe ‘Selo OAB Recomenda’ pela segunda vez
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Recanto Monsenhor Albino estimula idosos em oficina de pizzas