A época natalina, tradicionalmente marcada por encontros familiares e celebrações, costuma ser um período de grande solidão para aqueles que estão internados, especialmente as crianças. Por isso, o setor de Alianças Estratégicas da Funfarme, através de parcerias com pessoas e instituições, organizou um mês recheado de atividades e entrega de presentes para aquecer o Natal dos pacientes do Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto (HCM).
Foram 15 ações de Natal no hospital nos primeiros 20 dias de dezembro. A super programação de fim de ano contou com visita de personagens infantis, chegada do Papai Noel, entrega de presentes e uma super festa com comidas e presentes para as crianças e mamães.
O diretor administrativo do HCM, Antônio Soares Souza, explica que ações solidárias impactam diretamente no bem-estar dos pacientes, trazendo conforto e esperança em um momento de vulnerabilidade, especialmente em datas comemorativas, como o fim de ano.
“A época natalina, tradicionalmente marcada por encontros familiares e celebrações, pode ser um período mais sensível para aqueles que estão internados, pois a presença de familiares nem sempre é possível devido à gravidade dos casos ou à distância. Isso torna ainda mais valiosa a contribuição de ações coletivas que promovem uma sensação de pertencimento e de comunidade, lembrando aos pacientes que, mesmo em sua fragilidade, não estão sozinhos”, explica o diretor.
“A internação hospitalar é um momento de adversidade em que a saúde mental e emocional são fatores essenciais para a recuperação. Neste momento o espírito natalino nos relembra que o amor é essencial, pois o renascimento de Jesus nos traz renovação e esperança. As ações solidárias no HCM, especialmente no Natal, são uma demonstração clara de que, por meio da união e do carinho coletivo, podemos transformar a realidade dos pacientes e dar a eles mais do que apenas cuidados médicos: damos dignidade e humanidade”, cita Fernanda Del Campo Braojos, diretora técnica do HCM.
Uma das crianças beneficiadas pelas ações é o Luiz Guilherme, de 7 anos, de Porto Velho. Ele possui miocardiopatia hipertrófica e está internado à espera de um transplante de coração há cerca de um ano. A avó dele, dona Rosângela Araújo fala sobre a importância dessas ações.
“Achei a ação muito boa, porque possibilitou o Luiz de interagir um pouco com as outras crianças. Então a festinha trouxe algo diferente do dia a dia, que é maçante, na expectativa dele receber um coração. Tudo muito bom, ele ficou muito feliz com os presentes também”, cita a avó.
Neste ano, diversas organizações e grupos de voluntários se mobilizaram para levar o espírito natalino aos corredores do HCM, promovendo ações que tornam o ambiente hospitalar mais acolhedor. Essas ações foram intermediadas e organizadas através do setor de Alianças Estratégicas do Complexo Funfarme, responsável pelas parcerias entre pessoas físicas, ONGs, empresas e o complexo hospitalar.
"Em períodos como o Natal, surge a oportunidade de transformar vidas e levar esperança a quem mais precisa. No Complexo Funfarme, por meio do Natal Solidário, contamos com o apoio de empresas, voluntários e todos que desejaram fazer a diferença, em um momento de unir forças para proporcionar momentos de alegria, conforto e solidariedade aos nossos pacientes, especialmente as crianças que estão em tratamento. Obrigado a todos”, cita o gerente administrativo da Alianças Estratégicas, Rafael Albiero.
Autor