Com investimento de R$ 12,6 milhões, o Hospital de Base (HB) de Rio Preto adquiriu uma das mais modernas tecnologias do mundo para o tratamento de diversos tipos de câncer, o acelerador linear TrueBeam. O equipamento entrou em operação no dia 4 de novembro para atender, principalmente, pacientes do SUS. Este é o segundo acelerador linear e um terceiro entrará em operação até o início de 2025, consolidando o HB como um dos maiores centros de tratamento oncológico do Brasil.
“Com o TrueBeam e o terceiro acelerador, previsto para chegar em janeiro de 2025, iremos quase triplicar o número de pacientes atendidos na radioterapia, passando de 54 para 152 por dia. O Hospital de Base de Rio Preto será, seguramente, um dos maiores centros de tratamento oncológico do país”, afirma Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme - Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, mantenedora do HB e de outras unidades de saúde locais.
Os investimentos nos equipamentos e na infraestrutura do complexo oncológico do HB de Rio Preto foram feitos com recursos dos governos federal e estadual, da Funfarme e de empresas parceiras. Estas mantêm estreito relacionamento com o maior complexo hospitalar do interior paulista através do Departamento de Captação de Recursos, as Alianças Estratégicas.
Entre inúmeros benefícios que oferece à saúde e bem-estar dos pacientes, o TrueBeam permite à equipe médica reduzir em mais de 85% o número de sessões de radioterapia.
Renato Affonso Junior, radio-oncologista e coordenador do Departamento de Radioterapia do HB falou do marco histórico para o hospital. “É com muita honra, satisfação e orgulho que pudemos proporcionar esse tratamento para a primeira paciente do SUS no TrueBeam. Ela é uma máquina extremamente tecnológica, muito sofisticada, precisa e segura. Certamente uma grande inovação do Hospital de Base que vai beneficiar muitos pacientes do noroeste paulista, do estado e do país. O HB será um centro de excelência muito em breve e hoje marca história na radioterapia nacional”, ressaltou.
Fabricado pela Varian Medical Systems, o TrueBeam é utilizado no tratamento de pacientes com diferentes tipos de câncer, como tumores de pulmão, fígado, rim, mama, ossos, pâncreas, cérebro entre outros. O equipamento permite aos médicos o uso de técnicas avançadas de tratamento de cânceres, como a radioterapia guiada por imagem (IGRT), radioterapia de intensidade modulada de feixe (IMRT), mas com arcos volumétricos modulados (VMAT), radiocirurgia estereotáxica (SRS) e radioterapia estereotáxica extracraniana (SRBT).
DIFERENCIAIS
Mesmo em casos em que o movimento dos tumores durante a respiração representa um desafio durante o procedimento, o TrueBeam possui sistema de avaliação da respiração que permite incidir a radiação à área de interesse com enorme precisão. Isso é possível porque o aparelho possui mesa robótica capaz de adaptar-se de forma automática aos movimentos e controle detalhado sobre a posição do paciente e o movimento do tumor, o que aumenta sua precisão.
Outro diferencial do acelerador linear é a tecnologia por imagem, outra grande aliada dos profissionais envolvidos no tratamento. “O TrueBeam nos permite sobrepor a tomografia do paciente com uma nova realizada pelo aparelho, garantindo que as imagens sejam as mais exatas possíveis, contribuindo também para a precisão do procedimento”, explica o radio-oncologista.
Autor