A Associação Comercial e Empresarial - ACE Catanduva, através do Núcleo ACE de Comércio Exterior (Nace), firmou convênio com a CCMercosul - Câmara de Comércio do Mercosul e Américas. O objetivo é oferecer facilidades de acesso comercial aos países do Mercosul às empresas de Catanduva e microrregião que fazem vendas ao mercado externo.
“Formamos a Câmara de Comércio Exterior da ACE para fomentar a economia da região, na exportação e importação. Estamos trazendo despachantes anueiros e empresas, fazendo editais e mentorias para empresas que já exportam e querem conhecer outros mercados, assim como outras que nunca importaram e nem exportaram”, relata Marcos Escobar, presidente da ACE.
A mentoria oferecida pela associação, segundo ele, é subsidiada para garantir valores abaixo do mercado. Outro foco são as parcerias internacionais. “Estamos com uma parceria com uma empresa americana que ajuda a buscar mercados nos EUA e no mundo, outra com a Câmara de Comércio CCEx de São Paulo, agora com a CCMercosul e outras em negociação.”
Escobar diz que devem ser firmadas parcerias com câmaras de comércio para o mercado europeu, para Portugal e China, além da Câmara Americana de Comércio, a Ancham.
“É uma maneira de levar os produtos de Catanduva e região para o mundo todo de forma bem mais fácil e simplificada. Catanduva é uma das principais exportadoras de São Paulo e a gente já está com vários projetos de mentoria, em torno de dez, em que estamos ajudando as empresas a entrar no mercado internacional. Isso gera emprego e divisas para a cidade”, enaltece.
Autor