O Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Saúde de Catanduva e o Hospital Unimed São Domingos - HUSD firmaram acordo judicial para o reconhecimento do pagamento das diferenças de adicionais de insalubridade de cerca de 478 funcionários.
A questão começou em 2020, onde ficou constatado que o HUSD pagava de forma equivocada o adicional de insalubridade. A demanda migrou para o Judiciário, onde o sindicato moveu ação trabalhista para exigir que o HUSD pagasse os funcionários corretamente.
Em março de 2022, o HUSD corrigiu o pagamento mensal e os trabalhadores passaram a receber o adicional em folha, conforme determina a lei. Porém, restaram os retroativos.
Após reuniões e mesas de debate, sobretudo pela decisão judicial favorável ao sindicato em junho de 2023 e tendo em vista o impacto do piso da Enfermagem no orçamento da instituição, chegou-se a um acordo de pagamento dos valores atrasados, os quais serão feitos em até seis vezes e inseridos diretamente na folha salarial. A primeira parcela já foi creditada este mês.
“O Sindicato sempre pautou a luta pelos direitos dos trabalhadores, dando amparo e segurança jurídica em processos individuais ou coletivos como esse. Por isso é importante que os trabalhadores se filiem ao sindicato. É assim que se constrói um sindicato forte, com a participação ativa dos trabalhadores”, enaltece o presidente do sindicato, José Vendramini.
Autor