Abertura da Jornada do Terceiro Setor tem palestras e menção a Padre Albino
Programação prossegue até o dia 10 de abril com atividades em vários locais
Foto: Comunicação/FPA - Presidente da Arcos, Wagner Quadros, falou sobre a proposta da jornada
Por Da Reportagem Local | 07 de abril, 2022

A solenidade de abertura da 1ª Jornada do Terceiro Setor, promovida pela Arcos - Associação e Rede de Cooperação Social, reuniu autoridades no auditório do campus São Francisco do Centro Universitário Padre Albino - Unifipa. O evento foi prestigiado por alunos do curso de Direito, egressos e comunidade, na noite de segunda-feira, 4 de abril. 

Em sua fala, o presidente da Arcos, Wagner Ramos de Quadros, abordou a proposta da jornada. “Precisamos saber onde nós estamos, com quem nós estamos, como as pessoas estão, quais os sofrimentos invisíveis ou que as vezes são invisíveis para a gente. Precisamos começar a enxergar as coisas como elas são e ao enxergar as coisas e identificar que existe dor e sofrimento, a gente pode passar pela oportunidade de sentir algo e fazer alguma coisa a respeito”. 

Em seguida, o reitor do Unifipa, Nelson Jimenes, fez importante menção a Padre Albino. “Não sei se Padre Albino foi pioneiro do terceiro setor aqui nesta terra, mas certamente foi um dos primeiros”, ressaltou, lembrando que mesmo depois de mais de 30 anos de sua morte seu nome é falado todos os dias. 

Ainda discursaram o presidente da OAB de Catanduva, Nézio Leite, o empresário Carlos Gambaro, da Tietê Agroindustrial, o presidente da Câmara de Vereadores, Gleison Begalli, e a secretária de Assistência Social, Marcela Bruna Alvares, que representou o prefeito Padre Osvaldo. 

Ligia Silva, diretora da Arcos, disse que “os trabalhos em rede da associação têm necessidade do envolvimento de pessoas públicas, privadas, organizações sociais e também pessoas da sociedade comum para que elas juntas possam ter um olhar de forma igualitária e democrática para criação de projetos que impactem a vida da comunidade”. 

Na segunda parte do evento foram ministradas palestras de organizações parceiras da Arcos, começando pela presidente do Conselho da Mulher de Catanduva, Luísa Helena Marques de Fázio, representante da OAB. Luísa explicou como funciona o conselho, apresentou os conselheiros, eventos e campanhas que fizeram e participaram ao longo de um ano de existência. 

Logo após discursou Maria Terezinha Ratton Sanchez, pelo Clube Soroptimista Internacional, mencionando a importância de todas as mulheres e meninas terem acesso aos estudos e se profissionalizarem. Pediu aos empresários mais oportunidades de empregos e falou aos jovens presentes. “Que alegria ver essa nova geração participando; nós precisamos que vocês venham com ideias novas”. 

Com o tema 'Violência contra Mulher', a advogada Sissyane Rodrigues discursou sobre os preconceitos contra as mulheres na sociedade brasileira, que muitas vezes acontece por cultura patriarcal e machista. Citou os exorbitantes números crescentes de feminicídios no país e reforçou que todas mulheres têm seus direitos e devem ser protegidos. 

Representante da Flor de Lis, a juíza Patrícia da Conceição Santos, de Tabapuã, discursou sobre casos de feminicídios. Disse que depois que chegou a Tabapuã instaurou duas frentes de trabalho, focadas na prevenção e repressão, pois só é possível avançar na proteção das mulheres através de uma rede de apoio entre o Poder Público, policias militar e civil, assistência e educação. 

Na sequência, a presidente da Associação Monserrat, Natália Carnelossi, psicóloga, falou sobre a importância de prestar serviço de atendimento jurídico, psicológico, social, acompanhamento, orientação e encaminhamento de mulheres vítimas de violência doméstica e abuso sexual. A associação atua também na capacitação profissional e geração de renda para essas mulheres. 

Finalizando, a palavra foi da promotora Bruna Buck Muniz, da comarca de Tabapuã e presidente do Instituto Visão Futuro. Ela falou sobre a importância das medidas protetivas para mulheres que sofrem violência doméstica, forçando os órgãos de assistência social a acompanhar essas vítimas durante um ano. Disse que muitas vezes é necessário recorrer ao terceiro setor para apoio a essas famílias.  

A promotora relembrou direitos conquistados pelas mulheres há pouco tempo, mas que têm que ser preservados e ampliados. O Instituto Visão Futuro é centro de desenvolvimento integral do ser humano que desenvolve programa para o equilíbrio do corpo e da mente. 

PROGRAMAÇÃO 

A programação da 1ª Jornada do Terceiro Setor é inteiramente gratuita e prossegue até o dia 10 de abril.  Nesta quinta-feira, 7, será celebrado o aniversário da Arcos em solenidade às 19 horas, seguido por palestra no piso térreo da Prefeitura de Catanduva. Na sexta-feira, 8, serão duas palestras a partir das 19 horas, no Anfiteatro Padre Albino. 

No dia 9 de abril, às 9h30, será a inauguração do posto de atendimento do CVV - Centro de Valorização da Vida, no Terminal Rodoviário João Caparroz. O núcleo será mantido pela Aviva - Associação para Valorização da Vida. Na data, também haverá o Mutirão Praça Limpa, a partir das 15 horas, com limpeza de praças pela cidade, com início na Praça da República.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 29 de março de 2024
Empregos crescem 23% em fevereiro e cidade soma 541 vagas no ano
Por Da Reportagem Local | 29 de março de 2024
Casamentos homoafetivos crescem em 2022; Catanduva teve 8 uniões
Por Guilherme Gandini | 28 de março de 2024
Policiais Militares salvam bebê engasgada no Cidade Jardim