Abertas inscrições para o curso de inteligência socioemocional da Unifipa
Foco está na capacidade de estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situação adversas e novas
Foto: DIVULGAÇÃO - Estimativa é que o efeito da automação atinja aproximadamente de 16 milhões de brasileiros
Por Da Reportagem Local | 02 de julho, 2022
 
 

O Centro Universitário Padre Albino - Unifipa está com inscrições abertas para o curso Inteligência Socioemocional, sendo que as inscrições para as turmas de agosto de 2022 estão abertas. As aulas presenciais, quinzenais, serão aos sábados das 14 às 16 horas e terão início em 13 de agosto. O curso é dirigido para funcionários da Fundação e estudantes da Unifipa e as inscrições devem ser feitas pelo link https://bityli.com/inteligenciasocioemocional. 

Competências socioemocionais podem ser definidas como as capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos que apresentamos para se relacionar consigo ou com os outros. É a capacidade de estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situação adversas e novas. 

Segundo a psicóloga da Fundação Padre Albino, Luciana Calza de Carvalho, é importante desenvolver hoje essas competências, pois diversos estudos sobre o futuro do trabalho revelam que 6 a cada 10 trabalhos poderão ter mais de 30% de suas atividades automatizadas em um futuro próximo; até 2030, possivelmente 400 milhões de pessoas em todo o mundo sofrerão o impacto da automatização das atividades laborais e no Brasil a estimativa é que o efeito da automação atinja aproximadamente de 16 milhões de brasileiros, especialmente os jovens que não tiveram acesso a educação de qualidade. 

Luciana ressalta que “esse novo cenário vai exigir aumento das habilidades humanas, como criatividade, trabalho em equipe, persistência, resiliência emocional, entre outros”. Para ela, “a educação, incluindo escolas, universidades, cursos livres e cursos profissionalizantes precisam ir além do desenvolvimento das competências cognitivas, mas também introduzir as chamadas competências socioemocionais para o desenvolvimento pleno das pessoas, em conformidade com o Artigo 2º da LDB”. 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Catanduvense lança livro inspirado na mentalidade vencedora de Senna
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Rotary Club de Catanduva promove o 1º Porco à Paraguaia em maio
Por Stella Vicente | 24 de abril de 2024
Avoiam promove Yakissoba da Mamãe em prol das Casas de Apoio