Abertas inscrições para novas turmas do curso de Libras para adultos
Capacitação gratuita já qualificou cerca de 23 mil pessoas a partir de 18 anos em todo Estado; vagas são limitadas
Foto: Divulgação - Cada turma contará com 30 horas de aulas ao vivo via Zoom
Por Da Reportagem Local | 07 de fevereiro, 2024

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abriu as inscrições para o curso on-line de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. Mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos já foram capacitadas, com essa iniciativa, em todo o estado. Só em 2023, foram 1,5 mil pessoas formadas.

O curso será dividido em seis turmas com diferentes horários: duas turmas terão aulas à noite nas segundas, quartas e sextas-feiras; outras duas terão aulas à noite nas terças e quintas-feiras, e duas turmas terão aulas aos sábados pela manhã.

O curso abrange vasta gama de tópicos, desde os fundamentos até expressões mais avançadas da Libras, permitindo comunicação eficaz com a comunidade surda.

O conteúdo programático contempla: O que é a Libras; Identidade surda; Cultura surda; Comunicação: surdo x ouvinte; Regionalismos na libras; Sistema de notação da libras; Alfabeto manual; Sinais pessoais; Cumprimentos/saudações; Condições climáticas; Advérbios de tempo e calendário; Singular e plural; Animais; Expressões faciais; Materiais escolares e de escritório; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Números: cardinais e quantidades; Dias da semana; Família; Sentimentos; Horas/duração; Ambientes da residência; Localidades; Direção/perspectiva; Meios de transporte; Profissões; Documentos; Verbos; Configurações de mão.

A iniciativa tem como propósito capacitar pessoas não surdas a se comunicarem efetivamente com a comunidade surda do Estado de São Paulo. Porém, o curso está aberto ao público em geral a partir de 18 anos, com ou sem deficiência, interessado em aprender a Libras.

Cada turma contará com 40 horas de duração, sendo 30 horas de aulas ao vivo via Zoom e 10 horas de atividades complementares. Para receber o certificado, é necessário participar de pelo menos 75% das aulas ao vivo e alcançar uma média final de 5,0 ou superior.

Os formulários de inscrição por turma estão disponíveis no site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência: https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 13 de abril de 2024
Catanduva escala 77 posições e é 50ª no Ranking das Cidades Sustentáveis
Por Guilherme Gandini | 12 de abril de 2024
Prefeitura e Polícia Militar firmam convênio para Atividade Delegada
Por Stella Vicente | 12 de abril de 2024
Educação define a grade de atividades do projeto ABC do Saber