
Desde o dia 1º de agosto estão abertas as inscrições para a edição 2025 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que pretende alcançar cerca de 500 mil estudantes das redes pública e privada de ensino em todo o Brasil. Voltada para alunos do 8º e 9º ano, a competição busca estimular a conscientização sobre o uso responsável da energia elétrica, sustentabilidade e os impactos sociais e econômicos associados ao consumo de recursos naturais.
Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética, a ONEE é coordenada pelo Instituto Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
Em 2025, a edição tem como empresa proponente a RGE, distribuidora do grupo CPFL Energia, e conta com a participação de 48 distribuidoras de energia de todas as regiões do país. A Energisa Sul-Sudeste, que atua em Catanduva e mais 81 municípios, é uma das parceiras da iniciativa.
Com expectativa de ser a maior edição já realizada, a ONEE mobiliza alunos e professores em uma programação dinâmica, que inclui curso de formação para docentes, desafios interativos no formato de games e provas objetivas. A competição será encerrada com uma cerimônia nacional de premiação no dia 6 de novembro, em Brasília (DF), reunindo os destaques de cada estado.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por alunos e professores a partir de 1º de agosto no site oficial da olimpíada: www.onee.org.br. Todos os inscritos terão acesso a conteúdos formativos e os melhores colocados receberão premiações.
A olimpíada distribuirá medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para o melhor aluno de cada estado. Os medalhistas da edição 2025 também conquistam, automaticamente, uma vaga na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2026, sem precisar disputar a primeira etapa.
Autor
