A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Instituto Abradee da Energia, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) lançaram mais uma edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024. A expectativa é alcançar mais de 200 mil alunos e engajá-los em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade, além de incentivar a educação sobre o consumo consciente de energia.
Na última edição da Olimpíada, 295 alunos da área de abrangência da Energisa Sul-Sudeste, que atende Catanduva, foram destaque na competição nacional.
Este ano a ONEE terá a participação recorde de todas as concessionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil, sob a coordenação do Instituto Abradee, através dos recursos do Programa de Eficiência Energética gerido pela Aneel. Estima-se que pelo menos 9,6 mil professores e 3,1 mil escolas participem da atividade.
As inscrições para estudantes do 8º e do 9º ano das redes pública e particular podem ser realizadas pelos professores das escolas até 4 de outubro, por meio do endereço https://www.onee.org.br/. Em agosto, começam as ativações educativas e, em setembro, os estudantes enfrentarão provas e dinâmicas, incluindo jogos voltados para a resolução de problemas relacionados à eficiência energética.
Os participantes serão classificados e premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores de cada Estado serão convidados para cerimônia em Brasília, na sede da Aneel, prevista para novembro. Também está garantida a entrega de um notebook para os primeiros classificados de cada estado. Os vencedores também estarão classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem participação na etapa inicial.
Sandoval Feitosa, diretor geral da ANEEL, reforça a importância da iniciativa: “Estamos entusiasmados com a edição de 2024 da ONEE. Nosso objetivo, ao tornar o projeto permanente no calendário de ações educativas, é justamente conscientizar as novas gerações sobre a importância do consumo consciente de energia, essencial para um futuro sustentável.”
Autor