O Cartório Eleitoral de Catanduva conclui neste final de semana a preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições. Os equipamentos ficarão armazenados no Batalhão da Polícia Militar até a madrugada do dia 30 de outubro, próximo domingo, quando serão levados para as escolas. São mais de 300 aparelhos, ao todo, incluindo as reservas.
A uma semana para o pleito, o órgão reforça as orientações aos eleitores que vão escolher governador e presidente. Essa é, inclusive, a ordem do voto na urna. “A expectativa é que haja menos filas, por ser apenas dois cargos para serem escolhidos, sendo primeiro governador, depois presidente”, orienta Marcelo Micena, chefe do cartório da 40ª Zona Eleitoral.
Ele alerta que uma dúvida recorrente nos últimos dias no órgão se refere ao voto em trânsito, de pessoas que não estarão em seu domicílio eleitoral no dia da votação. “O prazo para requerer o voto em trânsito acabou em agosto. Quem pediu o voto em trânsito para os dois turnos, mas desistiu da viagem, vai ter que justificar. O mesmo para quem não pediu, mas vai viajar.”
A justificativa, segundo Micena, pode ser feita pelo aplicativo e-Título. “Essa é a maneira mais fácil, porque a pessoa não precisa nem sair de casa e pelo sinal de GPS o aplicativo já entende que a pessoa está fora da área onde vota e ela já faz a justificativa de maneira bem simples. Quem preferir, pode se dirigir a qualquer local de votação e fazer o procedimento tradicional.”
ELEITORES DA FATEC
Todos os eleitores de Catanduva que votam no prédio da Fatec, na rua Maranhão, deverão se deslocar novamente até a escola municipal José Lahud Cury, tal como foi feito no primeiro turno. A alteração do local de votação se deve às obras no prédio da faculdade estadual. Segundo o cartório, a mudança atinge aproximadamente 2,2 mil eleitores de sete seções eleitorais.
Autor