44 batidas em postes afetaram fornecimento de energia na região
Números acendem alerta quanto à segurança no trânsito e apontam prejuízos à comunidade pelas interrupções
Foto: DIVULGAÇÃO/ENERGISA - Mais de 2,5 mil clientes ficaram sem energia devido aos danos que as colisões causaram ao sistema elétrico
Por Da Reportagem Local | 11 de novembro, 2022

De janeiro a setembro deste ano, 44 acidentes de trânsito envolvendo postes foram registrados na região de Catanduva. As estatísticas referem-se às ocorrências contabilizadas nos 15 municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste, e acendem um alerta geral quanto à segurança no trânsito.

Além disso, essas ocorrências trouxeram outros prejuízos à comunidade, uma vez que mais de 2,5 mil clientes ficaram sem energia devido aos danos que as colisões causaram ao sistema elétrico. A interrupção no fornecimento atinge residências, estabelecimentos comerciais e também unidades de saúde existentes nas áreas próximas.

Entre janeiro e dezembro do ano passado foram 74 acidentes dessa natureza na região. Apesar da redução nos números, o gerente de Operação Energisa Sul-Sudeste, Tiago Luis Diório Sanches, enfatiza a preocupação da concessionária em trabalhar com a conscientização.

“Um dos problemas mais graves das colisões contra poste é o risco de choque elétrico, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. Mesmo a rede de distribuição da Energisa sendo equipada com tecnologia de proteção para interromper o fornecimento de energia em situações como essas, é sempre importante considerar a rede energizada e tomar medidas de precaução neste tipo de situação”, alerta.

Tiago reforça a importância de a comunidade estar atenta e colocar em prática as orientações de segurança em casos de acidentes: “Sempre frisamos: se o veículo atingiu um poste, os ocupantes devem permanecer dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança.”

Já para as pessoas que presenciarem o acidente, a orientação é manter a distância e acionar o socorro. “Às vezes, na ansiedade de ajudar quem está dentro do carro, as pessoas podem tocar em um cabo rompido e sofrer um choque elétrico. Então, não toque no veículo, chame a Energisa e o Corpo de Bombeiros que farão o socorro de maneira adequada”.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 08 de maio de 2024
Paróquias revertem coleta das missas em doações ao Rio Grande do Sul
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Campanha Leão Amigo faz prestação de contas e busca fortalecimento
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Washington Luís terá abordagens durante a campanha Maio Amarelo