A organização da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou a lista de premiados. A competição envolveu 18,1 milhões de estudantes e 54 mil escolas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de todo o país.Ao todo, 27 alunos das escolas públicas de Catanduva receberam menções honrosas. Não houve medalhistas.
Serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata e 5.175 de bronze, além de 51.90 menções honrosas. Há ainda premiações para professores, escolas e secretarias de Educação que se destacaram pelo desempenho dos estudantes. Os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (Pic) para aprofundar estudos na matemática.
A Obmep foi criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa) e conta com o apoio do Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de popularizar o ensino dessa disciplina e identificar novos talentos. Os recursos são dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).
MOÇÕES
No nível 1, aparecem Arthur da Silva Cajuella (Graciema), Breno Tessari Graciano (Paulo de Lima), Emannuel da Silva Ferreira (Minervino), Gabriel Evangelista Pinheiro (Graciema), Isadora Ramos Varolo (Graciema), Larissa Fagnani Vieira (Graciema) e Ykaro Pires Parisi (Cleomerio).
Na sequência, no nível 2, os premiados fora Daniel Cardoso Gonzaga (Maximiano), Gabriel Henrique Candido (Arnaldo), João Pedro Ignacio de Oliveira (Graciema), Kaua Yuji Motoki Freire (Arnaldo) e Pedro Miguel Mosquim (Vitorino). Para fechar, são mais 15 alunos no nível 3 que estudam no Elias Nechar, Insituto Federal, Maximiano e Vitorino Pereira.
Autor