19% dos pacientes faltaram a consultas ou exames em abril
Relatório mostra 4.069 atendimentos agendados no mês passado e que 773 pacientes não compareceram
Foto: Arquivo/FPA - Faltômetro chama a atenção da população para o impacto das faltas injustificadas
Por Da Reportagem Local | 09 de maio, 2025

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou dados atualizados do Faltômetro, ferramenta que acompanha mensalmente o número de ausências em consultas e exames de especialidades médicas na rede pública.

No mês de abril, foram agendados 4.069 atendimentos entre consultas e exames. Desse total, 773 pacientes não compareceram, o que representa aproximadamente 19% de faltas — número que preocupa pela continuidade do alto índice registrado também em março (982 faltas).

O levantamento mostra que, em abril, foram 525 faltas em exames e 248 em consultas especializadas.

De acordo com a Saúde, o Faltômetro foi criado com o objetivo de chamar a atenção da população para o impacto das faltas injustificadas na saúde pública. Quando um paciente não comparece e não avisa, o horário fica vago e um profissional de saúde permanece ocioso, enquanto outras pessoas aguardam atendimento.

“É fundamental que as pessoas se conscientizem. A vaga que alguém não utiliza poderia ser aproveitada por outro paciente. Quando não puder ir, basta desmarcar com antecedência”, reforça o secretário municipal de Saúde, Adriano de Araújo.

Segundo o setor, a Prefeitura de Catanduva seguirá com a divulgação mensal do Faltômetro, como parte de estratégia de conscientização coletiva e valorização dos serviços públicos de saúde.

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Da Reportagem Local
Redação de O Regional

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