130 estudantes da região fazem provas seletivas do intercâmbio
Avaliação deve ser aplicada entre os dias 4 e 8 de agosto, cumprindo uma das etapas para definir próxima turma
Foto: Governo de SP - 26 mil estudantes de São Paulo foram classificados para as provas de seleção
Por Da Reportagem Local | 16 de julho, 2025

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) já tem a lista de 26 mil estudantes que farão as provas de seleção do programa Prontos pro Mundo e concorrerão às 500 vagas de intercâmbio para um país de língua inglesa no primeiro semestre de 2026. Na Diretoria de Ensino da Região de Catanduva, 130 alunos prestarão o exame, sendo 56 de Catanduva e 74 da região.

A prova deve ser aplicada entre os dias 4 e 8 de agosto. Esta é uma das etapas para que a Educação conheça os intercambistas do próximo ano. 

A lista completa pode ser conferida no site da Secretaria da Educação, mas cada estudante foi avisado da classificação no aplicativo Sala do Futuro, ferramenta da Secretaria da Educação para que estudantes e familiares tenham acesso a conquistas, boletins escolares bimestrais e frequência escolar.

De acordo com as regras do Prontos pro Mundo, estão habilitados a participarem das provas, os estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio neste ano; que fizeram as provas do Saresp em 2024, quando eram estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental; ter registrado ao menos 90% de frequência escolar no ano passado; conquistaram o certificado no nível 3 (ou superior) no curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação.

A partir deste ano, a Educação ampliou a possibilidade de participação para estudantes que, no Ensino Fundamental, estavam matriculados desde o 6º ano nas redes municipais de ensino no estado e que agora são da rede estadual paulista. 

As provas de seleção do Prontos pro Mundo devem ser realizadas nas próprias escolas estaduais. Antes disso, nos dias 24 e 31 de julho, a equipe do programa organiza uma formação para professores aplicadores da prova.

O resultado e a seleção dos 500 classificados para a viagem do primeiro semestre do ano que vem devem ser divulgados até o fim de agosto. 

Por meio do programa Prontos pro Mundo, a Secretaria da Educação deve enviar, anualmente, 1.000 estudantes que frequentarão aulas nas escolas de high school, etapa semelhante ao Ensino Médio brasileiro e ficarão hospedados em casas de família. 

ESTUDANTES CLASSIFICADOS PARA A PROVA POR MUNICÍPIO

Catanduva

56

Ariranha

15

Palmares Paulista

13

Marapoama

11

Santa Adélia

11

Tabapuã

10

Paraíso

5

Novo Horizonte

4

Catiguá

3

Itajobi

1

Novais

1

TOTAL

130

Confira a lista dos 26 mil estudantes classificados para as provas do Prontos pro Mundo aqui.

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 28 de setembro de 2025
David Roger defende fim das distorções sem elevar o IPTU
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Empresas podem participar do Aeropatas e celebrar o Dia dos Animais
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Homem é preso após oferecer drogas a guarda municipal de folga