O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou, dia 27 de novembro, a aplicação regular do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, que aconteceu na escola Barão do Rio Branco para as instituições de ensino superior de Catanduva. A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas ligados às áreas de avaliação do instituto.
Dentre os cursos habilitados para este ano estão Administração e Direito, os quais a Unifipa possui graduação em bacharelado. Ao todo, 106 graduandos, 26 de Direito e 80 de Administração, foram convocados para o exame que vai permitir qualificar o desempenho em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares dos respectivos cursos, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas específicos de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
Comissão formada pelos coordenadores e docentes dos cursos da Unifipa acolhia os alunos no portão de entrada, dando suporte, com hidratação e alimentação, além daquela última revisão no conteúdo estudado.
A graduanda de Direito Lorena Queiroz se mostrou confiante enquanto aguardava a abertura dos portões. “Tivemos uma preparação muito boa e a coordenação do curso ofereceu estudos intensivos focados para o exame com simulados. Então creio que irei bem nas questões”. O mesmo disse Tássio Moraes Silva, aluno de Administração que, após receber as últimas informações do coordenador, foi um dos primeiros a entrar no local das provas. “Além de toda a preparação do conteúdo feito pelos docentes, o apoio psicológico que tivemos foi fundamental”.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Os resultados dos exames e a qualificação dos cursos estão previstos para a partir de 31 de agosto de 2023.
Atualmente o curso de Direito da Unifipa está classificado como um dos melhores do estado pelo MEC e entre os melhores do país em instituições privadas, segundo o Índice Aguillar Education/IAE, e recebeu o título ‘OAB Recomenda’ em maio deste ano. O curso de Administração possui nota 4 de avaliação e já formou grandes empresários da cidade e do Brasil.
Autor