A Virada Cultura 2022 foi dividida em dois dias de programação. Neste sábado, as apresentações são feitas no Parque dos Ipês. Já no segundo dia do evento, no domingo, a programação continua no Teatro Municipal Aniz Pachá, onde há a apresentação gratuita da peça teatral "Candim", reconhecida nacionalmente.
O espetáculo intitulado 'Candim – O Menino Portinari e Seu Sonho de Colorir o Brasil!' retrata a infância do pintor Cândido Portinari ao retomar suas raízes em uma fazenda de café, em Brodósqui, cidade natal do artista.
Foi neste local que começou a pintar. Logo, a habilidade de Portinari para as artes chamou a atenção e com apenas 15 anos ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde estudou na Escola Nacional de Belas Artes. Em seguida, foi aprender ainda mais em Paris, na França.
Portinari morreu aos 59 anos por conta de uma intoxicação causada pelas tintas que usava em suas telas. Ele deixou uma coleção de 4.600 obras, sendo que várias delas estão espalhadas nos principais museus do mundo.
A peça da Cia da Casa Amarela, especializada em criações voltadas para crianças e adolescentes é formada pelos catanduvenses Carlinhos Rodrigues e Drika Vieira, narra a vida de Janelise, uma simples criança de rua, que ajuda o pintor a vencer seus medos.
'Candim', que estreou em abril de 2002, é hoje um dos espetáculos mais conhecidos da companhia teatral, tendo recebido dezenas de prêmios.
Possui texto, direção e interpretação de Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues; trilha sonora original de Antonio Do, Galego, Fábio Augusto e Nelsinho Costa; e figurino feito por Drika, com desenho básico de Dominique Lecomte.
A peça ainda conta com um painel pintado por Edval e Buchecha e a sonoplastia é em conjunto com Fábio Augusto.
Autor