Com exibição gratuita de 14 filmes de diversos gêneros, começa nesta sexta-feira, dia 6, e segue até 13 de setembro, em São José do Rio Preto, o 2º Pajubá Festival, que nesta edição leva o nome de Cinemão Pajubá e tem foco na promoção da visibilidade e da representatividade da comunidade LGBTQIAPN+ no audiovisual brasileiro.
O projeto é do Agrupamento Ir e Vir e acontece de forma itinerante, ocupando diferentes regiões da cidade.
A programação no dia da abertura começa às 19h e marca a inauguração oficial do Espaço Cultural Casa Nuvem, no bairro Boa Vista, idealizado pelos artistas Isaac Ruy e Tiago Mariusso e dedicado a ações culturais e artísticas de formação, desenvolvimento e criação, contemplado na Lei Paulo Gustavo Estadual.
Além do filme rio-pretense “O ventre do traviarcado”, dirigido por Gaia do Brasil, que aborda a trajetória de luta e resistência da comunidade LGBTQIAPN+ brasileira sob a perspectiva de três travestis, o público poderá conferir o premiado curta maranhense de terror “Casa de Bonecas”, eleito melhor direção de arte no 51º Festival de Cinema de Gramado, e “Fantasma Neon”, estrelado por Dennis Pinheiro e Silvero Pereira, que no Festival de Locarno (Suíça) levou o Leopardo de Ouro como melhor curta-metragem internacional, também premiado no Festival de Cinema de Gramado (melhor filme do júri oficial, do júri da crítica, melhor direção e ator).
Antes das exibições, que terão acessibilidade em Libras, será realizado bate-papo com a pedagoga e palestrante em diversidade de gênero e inclusão Gabriela Masson.
OUTRAS SESSÕES
As demais exibições acontecem no dia 10 de setembro, no CEU das Artes Aristides dos Santos, no bairro Nova Esperança, que recebe o filme infantil “Pequeno”, e no Centro Esportivo do Pinheirinho, no Solo Sagrado, palco de três produções: “Se Eu Tô Aqui é Por Mistério”, “Todo romance termina assim” e “Mama - Africanos em São Paulo”.
Já no dia 12, no Ibilce (Unesp), Jardim Nazareth, tem “Toda Noite Estarei Lá”, “Travessias” e “Ana Rúbia”. Por fim, dia 13, na Praça do Braile, no Jardim Aclimação, é a vez de “Pássaro Memória”, “Penumbra”, “Mixadxs” e “A Volta”.
Todas as sessões são seguidas de bate-papo com o público sob mediação da produtora cultural e assistente social Lila Santiago e do ator, diretor e dramaturgo Tiago Mariusso, idealizador e coordenador do Pajubá.
PROGRAMAÇÃO
Ao todo, a programação do Pajubá Festival conta com filmes de oito estados brasileiros e do Distrito Federal, representando três regiões do país, entre curtas, médias e longas-metragens de ficção e documentários, além de uma animação.
As obras abarcam diferentes narrativas e temáticas relacionadas à comunidade LGBTQIAPN+, destacando suas raízes históricas e culturais, bem como gêneros cinematográficos, desde terror, drama, musical, ficção científica, suspense e fantasia.
O projeto é viabilizado pelo Edital 12/2023, da Secretaria Municipal de Cultura/Lei Paulo Gustavo, de Apoio a Salas de Cinema e Cinemas Itinerantes.
Autor