O vírus herpes zóster ocorre quando o vírus da varicela (catapora) é reativado no organismo, causando erupção cutânea dolorosa no paciente infectado. A condição é mais comum em pessoas com mais de 50 anos, imunocomprometidos, ou seja, quando o sistema imunológico está enfraquecido.
O herpes zóster pode ter complicações graves e prolongadas, sendo a neuralgia pós-herpética a complicação mais comum, e a melhor forma de prevenir a doença é por meio da vacinação.
O imunizante está disponível na Clínica de Vacinas da Unimed, a Univacin, para pessoas a partir de 50 anos de idade. Para quem tem entre 18 e 49 anos, a vacina é indicada somente para imunossupridos e é necessária a prescrição médica. As vacinas deverão ser administradas em duas doses com intervalo de 60 dias entre as aplicações.
Há desconto de 10% para todos beneficiários da Unimed Catanduva. A Univacin está localizada na rua Sergipe, 583, no Centro de Catanduva. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30, e aos sábados, das 8 às 11h30. Para mais informações, o telefone é 17 3531-3141.
Autor