Vacina contra a gripe está liberada para pessoas de todas as idades
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil - Vacinação está disponível em todas as unidades de saúde, exceto Theodoro e Flamingo
Até então, imunizante era aplicado exclusivamente aos públicos considerados mais vulneráveis, porém houve baixa adesão
Por Da Reportagem Local | 21 de maio, 2025

A Secretaria de Saúde de Catanduva liberou a vacina contra a gripe para todas as faixas etárias a partir de 6 meses de idade, independentemente de pertencer ou não aos grupos prioritários. A decisão segue orientação do Ministério da Saúde, que autorizou a ampliação da campanha diante da baixa adesão registrada em todo o país.

Até então, a vacina era aplicada exclusivamente aos públicos considerados mais vulneráveis. A partir de agora, qualquer pessoa que desejar se proteger contra a gripe pode procurar por uma unidade de saúde para receber a dose.

Em Catanduva, já foram aplicadas 16.253 doses até o momento, o que corresponde a 30% de cobertura vacinal em relação ao público-alvo total, estimado em 54.981 pessoas. A meta pactuada com o Ministério da Saúde é alcançar pelo menos 90% dos grupos prioritários.

A cobertura por grupo é a seguinte: Idosos - 35% (8.450 vacinados de 23.988); Crianças de 6 meses a menores de 6 anos - 16% (1.350 vacinadas de 8.397); Gestantes - 31% (271 vacinadas de 865); Trabalhadores da saúde - 30% (2.296 vacinados de 7.598); e outros 3.886 vacinados.

A Secretaria de Saúde alerta que o estoque atual é de aproximadamente 10 mil doses e que o envio de novas remessas depende do Ministério da Saúde. “Por isso, a recomendação é clara: não deixe para depois. A procura imediata ajuda a garantir a imunização antes da chegada do inverno e dos períodos de maior circulação do vírus”, pontua o setor.

A vacinação está disponível em todas as unidades de saúde, com exceção dos postos dos bairros Theodoro Rosa Filho e Flamingo, que estão em reforma.

A vacina é gratuita, segura e atualizada anualmente, com proteção contra os vírus da gripe mais comuns em circulação. Além de prevenir complicações e hospitalizações, contribui para reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Casos de dengue voltam a subir na cidade; Saúde aposta em capacitação
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
No Dia Mundial do Diabetes, médico explica doença e derruba mitos
Por Da Reportagem Local | 13 de novembro de 2025
Botox contra a enxaqueca: a estética dá lugar à saúde