UTIs do Hospital de Base e Hospital da Criança recebem certificações
Somente no ano passado, foram 7.760 internações nas unidades de tratamento intensivo dos hospitais do complexo Funfarme
Foto: Divulgação - Para certificar o hospital, a Epimed avalia a assistência oferecida aos pacientes
Por Da Reportagem Local | 17 de outubro, 2023

As UTIs - Unidades de Tratamento Intensivo do Hospital de Base de Rio Preto (HB) e do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) conquistaram, mais uma vez, certificações nacionais de excelência que atestam a eficiência, a qualidade e a segurança do atendimento, com indicadores que se destacam entre 2.000 unidades de todo o país.

Atestar a qualidades das UTIs do HB e do HCM é importante, sobretudo considerando que as unidades acolhem milhares de pessoas todos os anos. Somente no ano passado, foram 7.760 internações nas unidades de tratamento intensivo dos hospitais do complexo Funfarme. Os dois hospitais são referência para mais de 1 milhão e 700 mil moradores de 102 municípios da região.

As certificações foram concedidas pela Epimed Solutions, com validação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). A Epimed possui plataforma que reúne e analisa indicadores de desempenho de UTIs de 750 hospitais brasileiros, dentre os quais, os maiores do país.

Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme, fundação mantenedora do HB e HCM, afirma que receber mais uma vez as certificações representa muito para as equipes multiprofissionais e toda a instituição. “Oferecer o melhor atendimento possível e restabelecer a saúde das pessoas é a razão da existência do Hospital de Base, do Hospital da Criança e Maternidade e todo nosso complexo. Estas certificações sinalizam que estamos no caminho certo”, declara.

Para certificar o hospital, a Epimed avalia a assistência oferecida aos pacientes, com indicadores como índice de infecção hospitalar e mortalidade, menor tempo de permanência do paciente internado, além da eficiência em gestão e processos, resultando em melhor alocação de recursos.

“Todos os profissionais ficam muito felizes por ver que o trabalho na UTI evolui, em benefício dos pacientes”, afirma Suzana Lobo, coordenadora do Serviço de Terapia Intensiva do Hospital de Base, que faz questão de destacar que as certificações são resultado do empenho e comprometimento de todas as equipes multidisciplinares, que reúnem médicos e profissionais de enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, entre outras áreas da saúde.

“As certificações são mais uma demonstração de que somos um dos melhores complexos hospitalares do Brasil, o que fica transparente para a população. Além de conseguirmos oferecer a melhor assistência e cuidados, o fazemos alocando melhor recursos, reduzindo custos. Isso é muito importante, sobretudo diante da escassez de verbas à saúde”, pontua.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade