A Unimed Catanduva lançou neste sábado, 20, o livro “Unimed Catanduva 50 anos: histórias da construção do cooperativismo médico”, retratando toda a trajetória da operadora a partir do depoimento de pessoas que contribuíram com o seu desenvolvimento, além de convidados. A obra levou 10 anos para ser concluída e foi apresentada durante a 1ª Feijoada Cultural.
“Esse livro é um resumo da história da cooperativa em seus 50 anos, desde a fundação, com depoimentos de vários fundadores, até a atual diretoria, mostrando como foi o caminho da Unimed nesse período”, diz o oftalmologista José Renato Pizarro, presidente da Unimed.
Segundo o gestor, atualmente a operadora catanduvense tem aproximadamente 60 mil usuários diretos, além de outros 20 mil pelo sistema de intercâmbio. “São mais de 80 mil pessoas da região que usam os serviços da Unimed na parte da saúde e o Hospital São Domingos, que está muito bom e vai melhorar mais quando nós terminarmos as obras até o final do ano.”
Durante a cerimônia de lançamento do livro, conduzida pelo próprio autor, Paulo Roberto de Toledo, foram citados vários nomes que fizeram parte da história da Unimed Catanduva, em especial os pioneiros. Ele listou ainda todos os depoentes que contribuíram para a produção.
“Essa produção faz parte de um projeto de preservação da história da Unimed Catanduva, que começou há quase uma década. O levantamento histórico é muito mais do que ver como foi o passado; é um projeto estratégico no sentido de, revendo o passado da empresa, você consegue tomar medidas atuais e projetar o futuro. Ele é de fundamental importância”, avalia Toledo.
Ele enalteceu que os depoimentos que compõem o livro são de pessoas ligadas à história da cooperativa, mas também da cidade. “São pessoas que construíram, ajudam a construir e estão aí firmes numa empresa que, hoje, eu diria que é fundamental, pois além dos 320 cooperados, ela dá mais 700 empregos diretos e quase mil indiretos. Não é uma empresa qualquer.”
Além das personalidades locais, o livro traz mensagens de Omar Abujamra Júnior, presidente da Unimed do Brasil, e Eduardo Ernesto Chinaglia, presidente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, entre outros convidados. Já o prefácio ficou por conta de Américo utumi, representante da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) no Brasil.
Autor